Os conselheiros em educação de Nova Andradina participaram neste final de semana de encontro em Ponta Porã, com tema principal “Os Desafios da Educação de Jovens e Adultos”, ministrado pela Presidente/Conselheira do Conselho Estadual de Campo Grande/MS, Vera de Fátima Paula Antunes. Na ocasião, ficou definido que a Rede Municipal de Ensino irá implantar a partir de 2009 o curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O 4º Encontro de Regime de Colaboração, realizado entre o Conselho Estadual de MS e os Conselhos Municipais, contou com a presença da presidente do Conselho Municipal de Educação, Nair Aparecida Lorencini Russo, a secretária geral e conselheira Jeni Sueli Lombardi Arraes e os membros do Conselho Vilma Perpétuo dos Santos e José Carlos Perigo, representando Nova Andradina. Ainda participaram do encontro os municípios de Ponta Porã, Campo Grande, Dourados, Amambai, Caarapó, Tacuru, Sonora, Antônio João, Ribas do Rio Pardo e Corumbá. De acordo com os participantes, o encontro foi de grande valia, haja vista que o Conselho Municipal de Nova Andradina está elaborando uma Deliberação para que o oferecimento do Curso de Educação de Jovens e Adultos seja implantado a partir do ano de 2009, em três unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, a Escola Municipal Professor João de Lima Paes, Professora Efantina de Quadros e no Distrito Nova Casa Verde, na Escola Municipal Luis Cláudio Josué. O objetivo principal é atender os jovens e adultos que não tiveram acesso ou a continuidade de estudos no Ensino Fundamental. Esta modalidade de ensino terá uma metodologia diferenciada e com características próprias. O Conselho Municipal de Educação de Nova Andradina há tempos vem estudando a normatização dessa modalidade de ensino, porém, respeitando as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação/CEB para a implantação do Curso de Educação de Jovens e Adultos, e assim, atender os anseios desta classe estudantil, principalmente o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si. “O oferecimento do Curso de Educação de Jovens e Adultos para o Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino será de suma importância para os alunos trabalhadores que não tiveram oportunidades de acesso a escolaridade na idade própria”, destaca o secretário municipal de Educação, Luiz Carlos Sampaio.