Equipe do Controle de Vetores está recolhendo entulhos e eliminando focos da dengue nos bairros A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Controle de Vetores/CCZ, está intensificando os trabalhos de combate à dengue, seguindo o cronograma do Mutirão de Limpeza Contra a Dengue 2008, visando eliminar focos do mosquito Aedes aegypti e recolher entulhos e materiais inservíveis das residências. No dia 17 de março, os agentes coletores iniciaram o trabalho de recolhimento de entulhos na região noroeste de Nova Andradina, compreendida entre os bairros Argemiro Ortega, Bela Vista, Durval Andrade Filho, Ulisses Pinheiro, Alfeu Francisco, Azuma, Cristo Rei e parte do Centro. Nesta primeira semana, foram recolhidas cerca de 12 toneladas de depósitos. A equipe da Coordenação de Controle de Vetores, em trabalho conjunto com os funcionários do Posto de Saúde da Família da Vila Operária, realizaram no dia 24 de março no Bairro Santo Antônio um mutirão de limpeza, acompanhados por um agente de Controle de Vetores. De acordo com informações do coordenador de campo do Controle de Vetores/CCZ, Marcelo Barbosa Fagundes, o índice de infestação do Aedes aegypti neste bairro no 1º ciclo de 2008, meses de janeiro e fevereiro, foi de 9,8%, sendo que o recomendado pelo Ministério da Saúde é abaixo de 1,0%. Durante todo o dia, foram retirados do Bairro Santo Antônio pelos coletores mais de 150 sacos de 60 litros de materiais passíveis de tornarem-se criadouros do vetor da dengue. A equipe do PSF Vila Operária ainda realizou trabalho educativo, realizando panfletagem e orientação aos moradores de como evitar a reprodução do mosquito, além de serem identificados e eliminados oito focos de larvas do Aedes aegypti. Até o dia 25 de março, a Vigilância Epidemiológica recebeu a notificação de 28 casos suspeitos de dengue, e todos os exames liberados pelo Laboratório Central, até o momento 19 exames, deram resultado negativo para dengue. Na área residencial do paciente notificado, a equipe de Controle de Vetores/CCZ realiza o trabalho educativo e de vistoria em 100% dos imóveis na área identificada como ponto de disseminação da doença, identificando e eliminando os possíveis focos do mosquito da dengue. Em seguida, é realizado o bloqueio vetorial, através da pulverização química peri e intradomiciliar. No início do trabalho do 2º ciclo de 2008, que compreende os meses de março e abril, o Levantamento de Índice e Tratamento efetuado pelos agentes de Controle de Vetores/CCZ, foram encontrados próximos de 180 focos de Aedes aegypti nos primeiros 14 dias de trabalho no mês de março. O secretário municipal de saúde, Norberto Fabri Junior, afirma que pelo número de larvas encontradas e de depósitos com água parada, a população precisa estar alerta para a necessidade de uma maior preocupação em combater a dengue. “É preciso estar vigilante todos os dias, além da necessidade de colaboração de todos os munícipes para que o município não viva um novo surto da doença”, destaca. A Secretaria Municipal de Saúde, por determinação do prefeito Roberto Hashioka, vem realizando ações preventivas de combate à dengue, visando evitar que Nova Andradina não viva um surto da doença. Mas é preciso a colaboração de todos para que as ações promovidas pelo Poder Público alcancem sucesso. Confira o cronograma do Mutirão de Limpeza contra a dengue: 25 de março – Centro Educacional de parte do Centro; 26 de março – Parte do Centro e Centro Educacional; 27 de março – Horto Florestal, Guiomar Soares Andrade e parte do Centro; 28 de março – Parte do Centro, Guiomar Soares Andrade e Vila Beatriz; 31 de março – Campo Verde, parte do Centro e Cohab III.