A Secretaria Municipal de Saúde, através do Controle de Vetores, está preparando o Dia D de combate à dengue, que será realizado no próximo sábado, dia 24 de novembro, com atividades em diversos pontos da cidade. Estarão disponíveis barracas da vacinação contra a febre amarela, com a equipe da Vigilância Epidemiológica, que irão aplicar a vacina gratuitamente, com imunização válida por 10 anos. Haverá ainda uma barraca do Controle de Vetores, com materiais de uso diário no trabalho de combate ao vetor da dengue, e exemplares de larva, pupa e mosquito para orientar a população. Ainda haverá uma barraca com trabalhos educativos de combate à dengue feitos nas escolas, uma para aferição de pressão arterial, com enfermeiro padrão, além de uma barraca da Cooperativa de Reciclagem de lixo, conscientizando a população sobre a importância da separação do lixo orgânico e reciclável. A equipe da saúde está preparando uma passeata, que terá a saída do cruzamento da Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade com a Rua José Heitor de Almeida Camargo, a partir das 07h30, marcando o início do Dia D. A passeata contará com a presença da Banda Marcial Getúlio Vargas, que recentemente foi premiada no 9º Concurso Nacional de Bandas e Fanfarras. Durante a passeata, as equipes do Controle de Vetores, mutirão de limpeza e comunidade farão panfletagem e orientação com a população, culminando com a parada na Praça Brasil. No período matutino ainda será realizada uma blitz educativa, no semáforo da Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, esquina com a Rua Vearny Castro. No período vespertino, serão realizados concursos, com a participação das escolas municipais, estaduais e particulares de Nova Andradina, com premiação de duas bicicletas e duas bolas, a partir das 16 horas. Os concursos são de música, com início a partir das 14 horas, e logo após, concursos de frases e cartazes. Os vencedores serão selecionados por uma comissão julgadora, e quem somar mais pontos recebe a premiação. O secretário municipal de saúde, Norberto Fabri, todos os esforços devem ser concentrados visando combater possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, para que Nova Andradina não viva uma epidemia da doença. “Precisamos trabalhar juntos para combater a dengue. As equipes irão durante todo o dia orientar a população sobre os procedimentos para conter os focos da doença”, conclui Fabri.