Por determinação do prefeito Gilberto Garcia, a Secretaria Municipal de Saúde está preparando uma grande campanha de combate à dengue, que será desencadeada a partir do dia 19 de janeiro em Nova Andradina. De acordo com informações do secretário municipal, Norberto Fabri Junior, a campanha consistirá na realização de um mutirão de limpeza em todos os bairros da cidade, além da conscientização dos moradores sobre o perigo da água parada nos quintais e a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor transmissor da dengue e da febre amarela. A campanha visa impedir um surto da dengue, já que em 2008, graças ao trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde, foram confirmados apenas três casos de dengue em Nova Andradina. Devido à falta de conscientização dos moradores no auxílio ao combate à dengue, em 2006, foram registrados 449 casos da doença, já em 2007, Nova Andradina viveu um surto da dengue, que acometeu 1.040 pessoas, sendo o Bairro Centro Educacional o local onde houve maior concentração de casos registrados. “Precisamos continuar nossos trabalhos para que o município não viva um surto de dengue. Seguindo determinação do prefeito Gilberto Garcia, vamos intensificar a campanha neste verão, pois devido às chuvas, aumentam as chances de novos focos do mosquito”, analisa Norberto. A Secretaria de Saúde alerta a toda população para que não deixe entulhos ou lixo nos quintais, assim como locais que acumulem água parada, cenário perfeito para que a larva do mosquito se desenvolva.