A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a escola de saúde pública da Secretaria Estadual de Saúde, acatando as diretrizes da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão no Sistema Único de Saúde (SUS) irá promover o curso “Humaniza SUS”. O curso será realizado no Anfiteatro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), nos dias 31 de julho, 1º e 2 de agosto. As próximas etapas da capacitação serão realizadas nos dias 04 e 05 de setembro, 11, 12, 13, e 18, 19 e 20 de setembro. No total, serão capacitados cerca de 140 profissionais de saúde, distribuídos em sete turmas, com duração de 140 horas. A capacitação visa a valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde, como usuários, trabalhadores e gestores. Os valores que norteiam esta política são a autonomia dos sujeitos, a co-responsabilidade entre eles, o estabelecimento de vínculos solidários, a construção de redes de cooperação e a participação efetiva no processo de gestão. Participam deste curso médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, odontólogos, auxiliares de consultórios dentários, recepcionistas, agentes comunitários de saúde, e profissionais ligados à Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o secretário municipal de saúde, Norberto Fabri Junior, espera-se que com a conclusão do curso, que todos os profissionais de saúde sintam-se bem no trabalho e desempenhem suas funções com responsabilidade e compromisso.