A equipe da Secretaria Municipal de Saúde, do Controle de Vetores e Centro de Zoonoses esteve na Usina Santa Helena no início do mês, realizando trabalho de conscientização sobre o combate ao mosquito da dengue. Em Nova Andradina, foi estabelecido um programa de trabalho antes do início do verão, quando se iniciam as chuvas, visando combater possíveis focos do mosquito. O prefeito Roberto Hashioka está dando total respaldo ao trabalho, visto que a prevenção ainda é a melhor arma contra a dengue. O trabalho foi focado na participação de cada cidadão no combate ao mosquito transmissor da dengue e de orientar e cobrar os vizinhos e amigos a participar da guerra contra a doença. A equipe ainda visitou o CRAS e o PAIF, programas vinculados à Prefeitura Municipal, orientando os funcionários e realizando discussões sobre os meios de combater a dengue. A orientação é de que o combate aos focos do mosquito ainda é a principal forma de combate à dengue, visto que ainda não existe uma vacina para a doença. MUTIRÃO – Paralelo ao trabalho de conscientização foi realizado ainda o trabalho de mutirão de limpeza, nos Bairros São Vicente de Paula e Vila Operária, com funcionários das Secretarias de Saúde e Obras, entre os dias 03 e 07 de dezembro. Foram recolhidos grande quantidade de materiais inservíveis, possíveis criadouros do vetor da dengue. De acordo com informações da Secretaria de Saúde, em alguns imóveis esses recipientes retirados continham larvas de mosquitos, oferecendo grande risco para os moradores dos imóveis, além da vizinhança. A equipe ainda destacou que durante o trabalho foi observado que materiais fáceis de serem retirados, como plástico e pequenos objetos de serem descartados na coleta do lixo, tem sido deixados expostos nos quintais, facilitando que se espalhem focos do mosquito da dengue. “É preciso estar sempre atento e não deixar água parada nos quintais, além de mantê-los limpos”, salienta o secretário de saúde, Norberto Fabri.