Os profissionais ligados à saúde de Nova Andradina irão realizar oito mutirões contra hanseníase e tuberculose. Os mutirões serão realizados em parceria com a Ong Dahw, de Cuiabá/MT, que desde 1998 tem realizado trabalhos com a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina. A Ong disponibilizou recursos de R$ 4 mil para realizar o trabalho. Todos os anos são realizados em Nova Andradina mutirões de combate à hanseníase e tuberculose, visando realizar o diagnóstico precoce das doenças. O mutirão será iniciado no dia 06 de outubro, no PSF Centro, no dia 13 de outubro, no PSF Horto Florestal, dia 20 no PSF São Vicente, dia 27 no PSF Centro Educacional, dia 03 de novembro, no PSF Vila Operária, dia 10 de novembro, no PSF Morada do Sol, dia 17 no PSF Irman Ribeiro e finalmente, dia 08 de dezembro, no PSF do Distrito Nova Casa Verde. A Secretaria Municipal de Saúde, por determinação do prefeito Roberto Hashioka, vem realizando ações preventivas, promocionais e curativas visando o diagnóstico precoce da hanseníase, evitando, com isso, as graves conseqüências para os portadores e seus familiares, pois as lesões podem incapacitar fisicamente o paciente. A Secretaria promoveu a capacitação do Programa de Combate à Hanseníase, visando informar a população sobre os sintomas da doença, a importância do diagnóstico precoce, o acesso ao tratamento e orientação individual e com a família durante o processo de cura. De acordo com informações do secretário municipal de Saúde, Norberto Fabri Junior, são 15 casos diagnosticados de hanseníase e 10 de tuberculose em Nova Andradina, e os pacientes estão sendo acompanhados e recebendo o devido tratamento.