A Prefeitura de Nova Andradina reuniu nesta quinta-feira (17) servidores da Secretaria Municipal de Saúde para capacitação sobre Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. A oficina teve como objetivo intensificar as ações de combate ao mosquito transmissor das doenças, o Aedes Aegypti.
Nova Andradina reduziu o número de casos de dengue em 60% se comparado os dois últimos ciclos epidêmicos da doença, em 2013 e 2015. Além disso, o município segue fora da relação de cidades com notificações de casos da febre chikungunya e do Zika Vírus, afirmou o secretário municipal de Saúde, Silvio Senhorini.
Contudo, o gestor pontuou a necessidade de dar prosseguimento às ações de combate ao Aedes Aegypti. Essa é uma determinação do prefeito Roberto Hashioka. Para que os índices continuem em queda e não tenhamos registro dessas duas novas doenças é necessário muito trabalho e prevenção, disse.
Senhorini também destacou o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e reiterou a necessidade da população em participar ativamente do combate ao mosquito transmissor. Sem o apoio efetivo da população nenhuma campanha será eficaz, ratificou.
Quanto à qualificação, a oficina contou com a participação de médicos, enfermeiros, odontólogos e técnicos de enfermagem das unidades de Estratégia Saúde da Família, Laboratório Municipal, Centro de Especialidades Médicas, Centro de Referência em Saúde da Mulher, Hospital Regional e Hospital Cassems.
Realizada no auditório da UEMS, a capacitação também reuniu agentes comunitários de saúde e agentes de endemias. Os trabalhos foram liderados pelo médico Sandro Hoici, coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Juliana Mendes, e pelo biólogo do Centro de Controle de Zoonoses, Jhoy Alves Leite.