A Secretaria Municipal de Saúde está preparando uma campanha de vacinação contra a febre amarela em Nova Andradina, visando atender pessoas na faixa etária de 10 a 59 anos, que serão vacinadas contra o vírus. A vacinação foi iniciada na segunda-feira, dia 22 de outubro, e deve ser prorrogada até que a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, de 95% do total, seja alcançada. O posto de vacinação é no Centro de Especialidades Médicas (CEM), e todas as pessoas da faixa etária de 10 a 59 anos devem procurar o posto para fazer a vacina. Quem possuir carteira de vacinação deve levá-la no ato, e quem não se lembra se foi imunizado ou não pela vacina deve ser revacinado. O município de Nova Andradina recebeu três mil doses da vacina da Secretaria de Estado de Saúde, mas já foram solicitadas pela Secretaria Municipal de Saúde 15 mil doses para atender à demanda. O prefeito Roberto Hashioka determinou ao secretário de saúde Norberto Fabri que toda a população alvo seja vacinada contra a febre amarela, uma vez que o mosquito da espécie Aedes aegypti é o principal transmissor da doença na área urbana. Como Nova Andradina e todo o Estado de MS sofreram um surto de dengue no ano passado, sendo registrados mais de 1,5 mil casos de dengue no município, a Secretaria Municipal de Saúde pretende fazer esforço concentrado para imunizar o maior número de pessoas da faixa etária estipulada. A DOENÇA – A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos contaminados por um flavivírus e ocorre na América Central, na América do Sul e na África. No Brasil, a febre amarela pode ser adquirida em áreas urbanas, silvestres e rurais. Ou seja, o indivíduo entra em regiões onde existam os mosquitos que picam uma pessoa infectada e, em seguida, picam outra que ainda não teve a doença, portanto não adquiriu defesas naturais. Não há transmissão de pessoa a pessoa. O período de incubação do vírus é de três a sete dias após a picada. A febre amarela dissemina-se pelo sangue (virémia). Os sintomas iniciais são inespecíficos como febre, cansaço, mal-estar e dores de cabeça e musculares (principalmente na panturrilha). Náuseas, vômitos e diarréia também surgem por vezes. Alguns indivíduos são assintomáticos. Mais tarde e após descida da febre, em 15% dos infectados, podem surgir sintomas mais graves, como novamente febre alta, diarréia de mau cheiro, convulsões e delírio, hemorragias internas e coagulação intravascular disseminada, com danos e enfartes em vários órgãos, que são potencialmente mortais. A mortalidade da febre amarela em epidemias de novas estirpes de vírus pode subir até aos 50%, mas na maioria dos casos ocasionais é muito menor, apenas 5%.