O Sebrae Nacional divulgou nesta quinta-feira (17), o curta-metragem que retrata a experiência bem-sucedida de Nova Andradina através de ações empreendedoras encabeçadas pelo prefeito Roberto Hashioka, premiado nas etapas nacional e estadual da 9ª Edição do Prêmio Prefeito Empreendedor. O link do documentário está vinculado ao canal Cine Group Brasília, produtora responsável pela edição do material, disponível no Youtube pelo https://www.youtube.com/watch?v=ywyakC1NKIA&feature=share&app=desktop
O documentário destaca a especial atenção dedicada à industrialização, à criação de espaços e atrativos para promover inovações no setor produtivo e o estímulo ao surgimento de pequenos negócios. Ao apresentar a experiência bem-sucedida que aqui implementamos com a parceria da classe empresarial, dos servidores públicos municipais e de toda a sociedade nova-andradinense, nosso município é divulgado em nível nacional, o que muito nos orgulha, pois este é um desafio que só conseguimos alcançar por meio desta somatória de esforços, ressaltou o prefeito Roberto Hashioka.
Hashioka também enalteceu a parceria firmada com o Sebrae MS, o que tem garantido ao município, alcançar resultados satisfatórios em várias ações, sempre com foco no empreendedorismo. O Sebrae tem sido um grande parceiro de Nova Andradina, sempre atuando em sinergia com o Governo Municipal e contribuindo significativamente com o nosso desenvolvimento, reforça.
Representando as secretarias responsáveis pela implementação dos programas, foram entrevistados os secretários Marcio Costa (Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado) e Renato Pires (Planejamento e Controle). Também integram a produção, os empreendedores Emerson Grecco, Francisco Pereira Alves e Alexandre Dimas da Silva (Ganso) e a gestora do Sebrae MS, Marcia Gonzaga Rocha.
PREFEITO EMPREENDEDOR - Vencedor nacional da premiação, na categoria Melhor Projeto da Região Centro-Oeste, Hashioka é o único prefeito de Mato Grosso do Sul que integra a lista de gestores reconhecidos nesta edição do Prêmio Prefeito Empreendedor. Hashioka também conquistou a etapa estadual nas categorias Inovação e Sustentabilidade e Melhor Projeto, além do troféu Atores do Desenvolvimento.
PRODINAN - A implementação do Prodinan Programa de Desenvolvimento e Apoio à Industrialização de Nova Andradina, iniciativa responsável pela instalação do Distrito Industrial, resultou na instalação de 42 empresas e a geração de 482 empregos diretos.
Instituído em 2003, o programa recebeu investimentos e infraestrutura da ordem de R$ 9.921.602,16. Os recursos são relativos a desapropriações, asfalto, terraplanagem e limpeza, incentivos/renúncias fiscais/IPTU e a construção da Incubadora e Aceleradora de empresas. Entre as ações de incentivo e fomento à industrialização, destaca-se a lei de autoria do Governo Municipal que isenta, por dez anos, impostos como o IPTU e ISSQN às empresas inseridas no Programa.
Com base no aumento e solidez do mercado de trabalho, o Prodinan também tem como alicerce o desenvolvimento econômico, industrial, social e tecnológico do município, além de estimular o adensamento de cadeias produtivas regionais e elevar a incorporação de novos conhecimentos, tecnologia e inovação.
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - Se somam às ações, a construção de todo arcabouço jurídico para instituir a Fundação Instituto de Tecnologia e Inovação de Nova Andradina (Finova), implementar o Probatec (Programa de Desenvolvimento Sustentável de Base Tecnológica e de Inovação), bem como o Polo Tecnológico e Campus de Integração Tecnológica, ferramentas que reforçam as ações do Executivo com foco no desenvolvimento das respectivas áreas. As iniciativas contam com a adesão de Universidades Públicas e Privadas e demais instituições que integram o Sistema S.
LEI GERAL - A participação de microempreendedores individuais e de micro e pequenos empresários em processos licitatórios começou a ser estimulada no País com a Lei Federal nº 10.520. Em Nova Andradina, a proposta foi regulamentada através da Lei Municipal n°. 1.222, como um mecanismo para fomentar o crescimento e o desenvolvimento dos pequenos negócios no município, gerando emprego e renda.
Em apoio ao movimento Compre do Pequeno Negócio, a Prefeitura realizou processos licitatórios exclusivos para este público. Além disso, temos atuado incisivamente em ações com o intuito de incentivar esses empreendedores, completou o secretário de Finanças e Gestão, Arion Aislan.
Desde a sanção desta Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas temos assegurado um tratamento diferenciado aos negócios locais, aperfeiçoando ferramentas no sentido de garantir esse tratamento, desburocratizando e modernizando os processos de trabalho para o crescimento e o desenvolvimento local das microempresas e das empresas de pequeno porte, afirmou o titular da Semdi, Marcio Costa, ao destacar a criação da Sala do Empreendedor e a adesão de Nova Andradina à Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios).