A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina vem realizando diversas ações no combate a tuberculose e Hanseníase. Exemplo foi o Encontro de Pacientes e ex-Pacientes que aconteceu no dia 17 no Núcleo Regional de Saúde, com o objetivo de favorecer a troca de informações e experiências pessoais quanto ao tratamento, trabalho, convício com a família e sociedade. Na oportunidade, o Secretário de Saúde fez a abertura e em seguida usou da palavra, a Coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose e Eliminação da Hanseníase, Jane Maia. Na oportunidade aconteceu uma palestra sobre motivação, ministrada pela Enfermeira Neuza Serra, do CAPS. Já a Fisioterapeuta, Valéria D’Alkimim do CRENA, realizou com os participantes alongamentos globais e relaxamento condicionado. A coordenação do programa utilizou um vídeo sobre as doenças e quais as medidas preventivas e o tratamento. Em Nova Andradina existem hoje 06 pessoas em tratamento da Tuberculose e 12 se tratando da Hanseníase. Participaram do encontro, 16 pessoas, quando 05 pacientes contaram sua história de tratamento e cura. O Centro de Especialidades Médicas possui uma equipe multidisciplinar para a realização do tratamento destas doenças, sendo referência não só para Nova Andradina, mas para toda a região, no treinamento de profissionais de saúde e apoio aos pacientes de outras cidades. A equipe é composta pela Psicóloga, Sônia Yonamine; a Fisioterapeuta, Valéria; o Medico, Dr. Geraldo; a Enfermeira, Michele Ribeiro e uma auxiliar de enfermagem. O trabalho de combate a Hanseníase e Tuberculose em Nova Andradina, conta com a parceria importante da Ong Alemã DAHW, sediada na cidade de Cuiabá-MT, que repassa todos os anos recursos para o desenvolvimento de diversas ações. A Hanseníase é uma doença causada pelo bacilo de Hansen e ataca principalmente os olhos, pele, nervos do corpo e os principais sintomas são: manchas avermelhadas que não coçam, não doem e são insensíveis ao calor e ao frio, parte do corpo com formigamento ou dormência, dor nos nervos dos braços, pernas e pés, perda da sensação do calor, frio e dor, caroços e inchações pelo corpo, sendo transmitida através das vias respiratórias (tosse/ espirro). A Hanseníase tem três palavrinhas importantes para a cura: suspeitar, diagnosticar e tratar. Com relação à Tuberculose, é uma doença contagiosa causada pelo bacilo de Koch e ataca principalmente o pulmão, sendo transmitida de uma pessoa doente para outra pelo ar respirado e os principais sintomas são: falta de apetite, emagrecimento, dor no peito, suores noturnos, cansaço fácil e febre baixa, principalmente a tarde.