O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado (Semdi) e do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) divulgou as atividades que serão realizadas na Semana do Meio Ambiente, que acontece do dia 04 a 07 de junho. Na quarta e quinta-feira (dias 02 e 03 de junho) a comissão estará organizando e montando os espaços da exposição. A abertura da semana acontece na quarta-feira, pela manhã, com apresentações culturais. No dia 05 de junho, quinta-feira, Dia do Meio Ambiente, serão realizadas exposição e apresentação de vídeo sobre Mudanças Climáticas, além do plantio de mil mudas de árvores em Nova Andradina. A Semana do Meio Ambiente segue na sexta-feira, dia 06 com continuação da exposição, apresentação de trabalho sobre coleta seletiva na Escola Municipal Arco Íris, e realização de Mesa Redonda sobre o tema. No sábado, dia 07 de junho, a Semana do Meio Ambiente será encerrada com exposição e apresentação de vídeo sobre Queima de Cana, no Anfiteatro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O prefeito Roberto Hashioka tem se preocupado em adotar medidas de preservação do meio ambiente, as quais são levadas a efeito através de vários programas. Entre estas ações desenvolvidas pela Administração Municipal, segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Integrado, estão a criação de Unidades de Conservação (as chamadas RPPN’s), que entre outras vantagens, podemos citar, a isenção de imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) da área reconhecida, prioridade na análise dos projetos encaminhados ao Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNNA), para financiamento de projetos, contemplação do critério ecológico do ICMS, que beneficia o município e a UC (Unidade de Conservação), manutenção e conservação da biodiversidade, contribuição para uma rápida ampliação das áreas protegidas no País, viabilização e constituição de “zonas tampões” no entorno de Unidade de Conservação e de Corredores Ecológicos, inserção da sociedade na criação de áreas protegidas, através de projetos de educação ambiental, ecoturismo e atividades científicas, conservação perpétua de amostras de ecossistemas para geração presente e futura, recuperação de matas ciliares do Córrego do Baile, que trouxe como vantagens: conservação do futuro abastecimento de água de Nova Andradina, Viveiro Municipal, conservação e preservação de ecossistema local e garantia da preservação de futuro ponto de lazer e turismo de Nova Andradina. Pontos importantes como estes fazem parte dos diversos programas levados a efeito, paralelamente à conscientização da comunidade sobre a importância da preservação do ecossistema, que ao final é a preservação da própria vida.