Valter Pereira respondeu às questões da imprensa sobre a palestra contra a violência, política, Escola Agrotécnica e Senado Federal O senador Valter Pereira concedeu hoje, dia 28 de setembro, uma entrevista coletiva com a imprensa de Nova Andradina, no gabinete do prefeito Roberto Hashioka. O senador disse que o motivo da visita ao município é discutir os problemas de Nova Andradina e buscar soluções com o prefeito Hashioka. Valter Pereira ainda ministra palestra sobre o “Pacote Anti-Violência” na noite de hoje (28), no Anfiteatro da UEMS de Nova Andradina. De acordo com Valter Pereira, a violência que se alastra pelo Brasil tem causado uma grande inquietação na sociedade e hoje a Segurança Pública passa a ser um gênero de primeira necessidade. O tema das mudanças de legislação será discutido durante a palestra com estudantes da Uems e da Finan. “Essa questão foi levada ao Senado, e como sou vice-presidente da Comissão Constituição, Justiça e de Redação, participei da articulação, no primeiro semestre, de um movimento para que fossem reunidas todas as propostas visando coibir a violência”, resume. Valter Pereira disse que a discussão mais polêmica será em torno da diminuição da maioridade penal, que ele considera que pode contribuir para a redução da criminalidade no País. O senador acredita que a aprovação da diminuição da maioridade penal poderá contribuir para a diminuição da criminalidade, se associado com outros fatores. “Essa medida não resolve isoladamente, mas se associada a outros fatores, como por exemplo, a separação de presos pelo seu grau de periculosidade, faixa etária, pode sim, reduzir consideravelmente a criminalidade e a violência no País”, considera. Sobre a aprovação do CEFET’s, sendo Nova Andradina contemplada com um desses Centros de Educação Tecnológica, o senador Valter Pereira, que foi relator do projeto, disse que o projeto tem uma urgência significativa, visando dar aceleração ao processo para que o CEFET seja implantado. “MS não tem nenhuma escola técnica federal, essa seria a oportunidade de dotar o Estado de duas, uma das quais em Nova Andradina. Acredito que a aprovação viabiliza com maior rapidez a implantação da Escola Técnica, e já no ano que vem deve estar com as instalações prontas para iniciar o atendimento”, analisa. POLÍTICA – Sobre a adesão do prefeito Roberto Hashioka ao PMDB, lideranças de Nova Andradina e mais quatro vereadores (Glauco, Tonho Ortega, Adriano Palopoli, João Lúcio), ficando assim, o PMDB com a maior bancada na Câmara Municipal, o senador Valter Pereira destacou o fortalecimento do partido. “O motivo que todas as lideranças ingressam ao PMDB é a esperança de um novo momento para o Estado, o entusiasmo por participar do programa do governador André Puccinelli. Mato Grosso do Sul precisa ter um impulso no seu desenvolvimento sócio-econômico, ter uma estrutura que inspire confiança nos investidores. Estamos enxergando isso na administração do governador André Puccinelli”, destaca o senador. A filiação do prefeito Roberto Hashioka e de todas as lideranças políticas que o acompanham, com certeza irá influenciar o processo sucessório à Prefeitura Municipal, segundo análise do senador Valter Pereira. “O papel do prefeito Hashioka será decisivo, cabe agora ao município resolver o nome que disputará a sucessão municipal. O PMDB hoje é uma noiva cobiçada, com a vinda do prefeito Hashioka para o partido, devemos ter ainda mais força”, afirma. O senador Valter Pereira afirmou que hoje, falar sobre aliar PT e PMDB nas próximas eleições, seria um quadro impossível. “Ninguém pode dizer o que irá acontecer daqui dois ou três anos, e na política tudo pode acontecer”, analisa. SENADO – Sobre a crise no Senado, Valter Pereira disse que a Casa hoje vive uma crise administrativa, e principalmente ética. “Quando se coloca o presidente do Senado diante de um problema tão grave como esse, é claro que afeta a imagem da instituição e das pessoas que compõem essa instituição. Todos os senadores hoje, independente da posição que vem adotando, estão sendo afetados. Acredito que essa crise está próxima do fim”, considera.