O Programa Sentinela realizou na sexta-feira, dia 16 de maio, um dia de mobilização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Foi realizada passeata de mobilização, panfletagem na principal avenida da cidade e finalização com uma carreata pelo centro de Nova Andradina. A mobilização foi iniciada com uma passeata na Avenida Antonio Joaquim de Moura Andrade, com a participação dos integrantes da Banda Marcial Municipal Getúlio Vargas, Programa Sentinela, Conselho Tutelar, Promotoria da Infância e da Juventude, Vara da Infância, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Evilásia Barbosa, a secretária interina da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, Vanda Isabel de Araújo Delgado, Comissão Municipal de Enfrentamento a Violência Sexual (CMEVAEX), a delegada Marília de Brito, da Delegacia da Mulher, Polícia Civil, Centro de Atendimento à Mulher (CAM), Câmara Municipal, CEI’s Cantinho Feliz, Sonho de Criança, Pedacinho do Céu, Elisabeth de Robiano, Shalon e Mundo Encantado, Apae, Petis Horto Florestal e Vila Operária, Projeto O Bom Menino, Programa Agente Jovem, Projeto Anjo da Guarda, Escolas Municipais Arco Íris, Brincando de Aprender, Professor João de Lima Paes, Efantina de Quadros e Mundo da Criança, Escolas Estaduais Austrílio Capilé Castro, Professora Nair Palácio de Souza, Irman Ribeiro de Almeida, Marechal Rondon, Padre Anchieta, Professora Fátima Gaiotto Sampaio, Escola Padre João Umberto Sachet, Iesna, Projeto Conviver, Secretaria Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Durante o dia de mobilização, foi esclarecido que a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes pode se manifestar de diversas formas, sendo as de maior ocorrência o abuso sexual, que geralmente acontece dentro da própria família, e a exploração sexual para fins comerciais. “Todas as suas expressões constituem crime e são, sem dúvida, cruéis violações dos direitos humanos”, salienta a coordenadora do Sentinela Débora Barbosa, uma das organizadoras do dia de mobilização. O dia foi de reflexão e conscientização sobre o tema, fazendo parte das manifestações do Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes, instituído em 18 de maio pela Lei Federal nº 9970. Essa data é emblemática em razão do crime que comoveu toda a nação brasileira, conhecido como “Crime Araceli”, em que uma menina de oito anos foi cruelmente assassinada e estuprada em Vitória, no Espírito Santo. O Programa Sentinela foi instituído em 2001, e é responsável pelo enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Em Nova Andradina, o programa possui uma equipe técnica especializada para realizar ações que visem a prevenção, atendimento, capacitação da rede e mobilização social. O Sentinela ainda desenvolve ações psicossociais especializadas no atendimento às crianças e adolescentes violados sexualmente, proporcionando-lhes serviços que permitam construir, em um processo coletivo, a garantia de seus direitos fundamentais, o fortalecimento de sua auto-estima, restabelecimento de seu direito à vivência familiar e comunitária, em condições dignas de vida. Todas as ações são amparadas pela Administração Municipal do prefeito Roberto Hashioka, que investe nos programas que proporcionam segurança para que as crianças e adolescentes tenham os seus direitos garantidos.