O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias), Governo Estadual e Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária (Setass), promoveram no dia 24 de junho, uma reunião sobre o projeto de implementação das medidas socioeducativas em meio aberto para os adolescentes infratores. Participaram da reunião a técnica da Setass, Maria Auxiliadora Silva da Rosa de Araújo, da Coordenadoria de Defesa de Direitos e Unidade Estadual Antidrogas, Janete da Silva Souza, da Coordenadoria de Proteção Social Especial, Firmina Alfonso, da Coordenadoria de Medidas Socioeducativas. De Nova Andradina, estavam presentes representantes da Rede de Proteção Social, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual (CMEVAEX), Projeto Anjo da Guarda, Instituto O Bom Menino, APAE, Escolas Estaduais e Municipais, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Centros de Educação Infantil (Cei’s), Polícia Militar, Fórum Permanente de Entidades Não Governamentais de Nova Andradina (FORNAN), Promotoria de Justiça, Vara da Infância e Centro de Referências Especializado da Assistência Social (CREAS). A reunião foi momento para sensibilizar os atores sociais do município sobre a importância de medidas socioeducativas em meio aberto, já que as medidas não privativas de liberdade detêm o caráter de prevenção, pois o adolescente que recebe devidamente orientação por uma equipe técnica especializada nesta etapa possui muitas possibilidades de recuperação e da não reincidência do ato infracional. A execução de medidas em meio aberto favorecem a reintegração social do adolescente, apoio e acompanhamento da família, além de que a implementação de programas socioeducativos em meio aberto pressupõe existência de democracia do Poder Público com a causa da infância e adolescência. Recentemente, o prefeito Roberto Hashioka foi agraciado com o prêmio “Prefeito Amigo da Criança”, evento realizado em Brasília em reconhecimento das gestões municipais que atuam de forma a proteger e assistir crianças e adolescentes, com êxito. Hoje, são assistidas em Nova Andradina mais de 1.600 crianças e adolescentes, através dos programas desenvolvidos pela administração municipal. Para Hashioka, a premiação “trata-se de uma das maiores comendas que um administrador público pode obter, porque todo trabalho feito em favor de das crianças e dos adolescentes, significa assegurar o futuro de nossas gerações”, analisou o prefeito.