O Programa Sentinela – centro de referência no atendimento às crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual de Nova Andradina, vinculado a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias), em parceria com as Empresas Energética Santa Helena e Agrícola Carandá, realizou palestra preventiva contra a exploração sexual de crianças e adolescentes para os trabalhadores rurais. Participaram em torno de 270 trabalhadores rurais que estão prestando serviços às empresas, no período da safra de cana no município. Dentre as metas do Programa estão à divulgação em massa de informações sobre as violências sexuais, palestras e capacitações de cunho preventivo que visa desmistificar e sensibilizar sobre esta temática. “É importante salientar que as soluções efetivas para o combate a Violência Sexual, exige ampla e constante mobilização dos diversos setores da sociedade, conscientizando que Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescente é crime”, ressalta a coordenadora do Sentinela, Débora Fernandes Barbosa. A palestra teve como objetivo central mobilizar, sensibilizar e orientar os profissionais das Empresas Energética Santa Helena e Agrícola Carandá a respeito dos riscos sociais envolvendo crianças e adolescentes, conscientizando o papel de cada pessoa enquanto cidadão em denunciar as situações de abuso e exploração sexual e informar sobre os danos e conseqüência deste tipo de violência. “É de extrema importância ressaltar que atitudes como as das grandes empresas do nosso município em abrir as portas para o trabalho preventivo, garante a proteção integral aos vitimizados pela situação de violência sexual”, afirma Débora. O poder público e as organizações privadas devem articular forças para fortalecer ações de proteção das crianças e adolescentes. Em Nova Andradina, o prefeito Roberto Hashioka salienta que as soluções para o combate à violência sexual exigem ampla e constante mobilização dos diversos setores da sociedade, conscientizando e sensibilizando que abusar e explorar sexualmente crianças e adolescentes é crime. “Todos devem estar envolvidos nesta campanha, visando combater o crime de abuso e exploração sexual, através da realização de ações preventivas com a participação de toda a sociedade”, analisa.