A terapia Reiki poderá ser feita via Sistema Único de Saúde em Nova Andradina, de acordo com projeto que deverá entrar em vigor no final deste ano. A informação é da assistente social Jane Maria Maia, que presidiu a V Conferência Municipal de Saúde realizada nos dias 03 e 04 de agosto, na sede do Lions Club. Neuza Graziano Russo, mestre e terapeuta Reiki há 17 anos, disse que a terapia trata a pessoa como um todo. Neuza ministrou palestra sobre o tema durante a conferência da saúde, mostrando os benefícios que o Reiki pode trazer para qualquer paciente. “O Reiki dá tranqüilidade para as pessoas em qualquer estado em que ela esteja. Dá capacidade para a pessoa agir nos desafios da vida”, afirma. A terapeuta disse que o Reiki ativa o processo de cura, e portanto, traz inúmeros benefícios para a saúde. Com isso, o Reiki associado ao tratamento convencional pode trazer resultados satisfatórios e mais rápidos na cura do paciente. “Em processos cirúrgicos, o Reiki acelera a cicatrização, por exemplo, além de tratar de todo o lado emocional e mental”, analisa. “Toda pessoa pode obter o Reiki, desde que ela queira. É preciso fazer um curso, para ativar seu poder energético, mas todos podem aplicar a terapia”, esclarece Neuza. Ela afirma que a maioria dos freqüentadores dos cursos, cerca de 80%, são os profissionais que atuam na saúde de Nova Andradina. “Às vezes, esses profissionais não aplicam a terapia Reiki nos seus pacientes, mas se tratam com ela, para dar mais condição de mais força para realizar o seu trabalho”, conclui. SOBRE A TERAPIA – O Reiki é uma palavra japonesa que significa “Energia Vital do Universo” e também representa o Sistema Usui de Tratamento Natural. Esse sistema ensina como receber e transmitir a energia de vida que está em abundância no universo em que vivemos. Hoje, o Reiki já é difundido em todo o Mundo, com resultados positivos. “Devo destacar que o Reiki não é uma religião, mas sim uma terapia”, destaca Neuza. A pessoa iniciada no Reiki tem o potencial energético e o conhecimento para tratar a si mesmo e tratar dos demais seres vivos, como pessoas, animais e plantas.