Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade
A Undokai, tradicional gincana esportiva da colônia japonesa, reuniu em Nova Andradina diferentes gerações e representantes de sete municípios de Mato Grosso do Sul. Em sua 20ª edição, o evento é uma organização da Associação Cultural e Esportiva de Nova Andradina (Acena) e da Associação Nipo-Brasileira no Mato Grosso do Sul.
O encontro foi realizado na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e também contou com a presença do prefeito Roberto Hashioka e da primeira-dama e deputada estadual Dione Hashioka, além dos vereadores Quemuel de Alencar, vice-presidente da Câmara, e Valter Yasunaka, 2º vice-presidente.
O evento reuniu representantes de colônias japonesas de Fátima do Sul, Glória de Dourados, Caarapó, Ivinhema, Dourados, Naviraí e Nova Andradina. “Como descendente de japonês, posso dizer que é uma grande honra ver o município que me acolheu realizando o Undokai”, afirmou Roberto Hashioka. 
Idealizador da praça em homenagem ao Centenário da Imigração Japonesa, o chefe do Executivo de Nova Andradina também destacou o papel da Acena e da Associação Nipo-Brasileira no Mato Grosso do Sul para o resgate, a valorização e a difusão da cultura nipônica.
História
A primeira gincana esportiva no Japão, em estilo ocidental, foi realizada em 6 de junho de 1885. À época, a modificação nos métodos educacionais no Japão e o convite a professores de educação física do ocidente, culminaram na implantação das modalidades esportivas comuns do outro lado do mundo. Assim, as gincanas e clubes esportivos passaram a ser muito procurados.
O dia do esporte é intensamente comemorado em todo o Japão e as comunidades japonesas no Brasil realizam a gincana esportiva Undokai. O peixe Koi (Carpa) é o símbolo da gincana, já que nada contra correnteza, enfrentando obstáculos para vencer.