A Vigilância Sanitária Municipal (VISA) vistoriou os estabelecimentos de tatuagem, colocação de piercings e congêneres de Nova Andradina, apresentando as normas técnicas sobre anti-sepsia, barreira técnica, Central de Material Esterilizado (CME), Depósito de Material de Limpeza (DML), desinfecção, equipamentos de proteção individual, esterilização, limpeza, materiais utilizados, estrutura do local, documentação do profissional, normas de segurança para os clientes, entre outras medidas. Para o caso das tintas utilizadas para a pigmentação da pele, devem estar todas registradas pela Anvisa, caso contrário, não poderão ser utilizadas. Os produtos em desacordo com as normas, serão recolhidos pela VISA Municipal. Os clientes menores de 18 anos devem ter um documento de autorização dos pais, que deverá ser mantida cópia no estabelecimento durante cinco anos. Cada cliente ainda deve ter uma ficha cadastral, constando todas as informações, inclusive se têm alguma doença, para efeitos de prevenção de contaminação. Caso o estabelecimento não esteja de acordo com as normas, tem 180 dias para se adequar ao estabelecido na Resolução da Diretoria Colegiada RDC nº 55, de 06 de agosto de 2008. De acordo com a VISA, em Nova Andradina existem dois estabelecimentos que atuam no ramo, que foram vistoriados e aprovados. A VISA informa às pessoas que denunciem estabelecimentos que não estejam adequados às condições de higiene e equipamentos.