Trabalho da Comissão de Regularização Fundiária é minucioso e observa os critérios previstos em lei

Foto: William Gomes

Inédito em todo país, o programa de Regularização Fundiária está avançando em Nova Casa Verde. Até o momento foram entregues 440 autorizações para obtenção da escritura definitiva para famílias residentes no distrito.

Após 20 anos de espera, o vigilante aposentado Antonio Alves dos Santos (68) pai de 7 filhos e “alguns” netos, foi um dos contemplados com o programa. Ele recebeu das mãos do prefeito Gilberto Garcia o seu documento de regularização e comemorou bastante.

“Me sinto muito bem, muito feliz. É um grande presente pra minha vida é o lar onde eu vivo. É pequena, tem cinco cômodos, mas é onde me sinto melhor. Eu pedi pra Deus este momento, para quando eu faltar, ficar a casa com os meus filhos”, declarou o aposentado.

Foto: William Gomes

Já dona Ivone, esposa de João Nunes Montoani, tem dois terrenos no distrito. Pela lei da regularização, terá que indenizar o município para cumprir os requisitos. Assim, nesta data foi entregue o carnê com as parcelas de indenização, cumprindo assim sua parte como proprietária de mais de um imóvel.

Foto: William Gomes

A diretora da Agehnova, Marcia Lobo, reiterou que o programa está servindo de modelo para outros estados e que o trabalho da Comissão de Regularização Fundiária é minucioso e observa os critérios previstos em lei.

“A equipe foi capacitada para fazer este trabalho acontecer. A Comissão se reúne semanalmente para analisar documentos. Estamos lidando com o patrimônio das pessoas, então, tudo está sendo realizado com muita atenção, observando os detalhes”, declarou Marcia.

Foto: William Gomes

O vice-prefeito Nenão destacou a importância deste trabalho para a melhoria na vida das pessoas e o desenvolvimento de Casa Verde. “Esse trabalho social é um marco histórico que transformará a perspectiva de vida das famílias de Nova Casa Verde. O morador agora vai poder fazer financiamentos para reforma e melhoria das suas residências porque tem a posse do seu imóvel, de fato e de direito”, assegurou.

Foto: William Gomes

Gilberto Garcia reafirmou seu compromisso com os moradores do distrito e disse que nenhum outro prefeito esteve mais atento e presente na vida de Nova Casa Verde. Assim, o prefeito citou alguns investimentos importantes já concretizados como a pavimentação da avenida Dilson Casarotto, entrega de 800 CCUs que garantiram a regularização de lotes no assentamento Teijin; em parceria com a Energiza, a ligação da energia para mais de 400 famílias também na Teijin. E anunciou mais novidades:

“Estamos aguardando a liberação de R$ 1 milhão em emendas para a pavimentação de outras ruas do distrito. Com apoio de parlamentares e do Governo do Estado, estamos preparando este Distrito para que venha se tornar, num futuro não distante, um importante município na região”, discursou o prefeito.

Foto: William Gomes

Também estiveram presentes na cerimônia, os secretários municipais Hernandes Ortiz (SEMADI), Júlio Cesar Castro Marques (Infraestrutura) e Valter Valentim (Administração), Roberto Ginel (Serviços Públicos) estiveram presentes o presidente da Câmara Vailton Amarelinho, os vereadores João Dan, Ricardo Lima e a primeira dama e vereadora Joana Darc Bono Garcia. O ato também foi prestigiado pela presença de comandante do destacamento da PM de Casa Verde, Gilberto Felix, além da gerente da subprefeitura Ana Maria Galhardi e o Assessor do Governo Estadual para a região do Vale do Ivinhema, Márcio Pezão.