Prefeito Gilberto Garcia agradece a parceria com o governo de MS, responsável pela aquisição dos materiais por meio da Agehab

Um caminhão lotado de areia, cimento, cal, tintas, seladores acrílicos, batentes, portas, guarnições, fechaduras, bancadas de mármore sintético e materiais de instalação hidráulica e sanitária, entre outros produtos de acabamento foram entregues nesta terça-feira, 26 de junho, para 20 famílias moradoras do Bela Vista II.

foto: João Claudio

Com a presença do prefeito Gilberto Garcia, da primeira dama e vereadora, Joana Darc Bono Garcia, do vice-prefeito Nenão, representante do governo do Estado, o assessor especial Márcio Andrade (Pezão), a diretora da Agehonova, Marcia Lobo, vereadores, secretários municipais e moradores desta região, uma cerimônia simbólica oficializou a entrega aos proprietários das residências.

foto: João Claudio

O valor do convênio entre a Prefeitura de Nova Andradina, através da Agehnova (Agência de Habitação Municipal) e governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Agehab (Agencia de Habitação de MS) é de R$ 94.534,62. As 20 unidades habitacionais beneficiadas fazem parte do Programa FINIS – Fundo Nacional de Habitação e Investimento Social.

foto: João Claudio

A dona de casa Aline Rufino disse que estava aguardando o material para poder melhorar a casa onde está morando desde que se mudou para a sua casa própria, ainda inacabada. “Eu estou muito feliz. Agora é ir atrás de um pedreiro e terminar as obras. Falta muita coisa, mas aos pouquinhos vamos dando a nossa cara”, planeja.

Maria de Fátima comemorou a chegada dos novos materiais. “Eu tinha comprado uma porta usada, que está presa somente com um parafuso para não cair. Agora, vou colocar tudo novo e deixar minha casa mais bonita, mais segura, tanto para mim como pra toda minha família”, disse a moradora.

foto: João Claudio

Nenão lembrou da época em que as pessoas estavam descrentes e desapontadas com a demora na entrega dessas casas, época em que se procuravam culpados pela paralisação das obras. Para o vice-prefeito, o importante foi a ação do prefeito Gilberto Garcia, que deu o primeiro passo em busca de parcerias, solucionando um problema que se arrastava há anos.

“Estive aqui diversas vezes, conversando com as famílias. Assumimos o governo, resolvemos a situação, pois nosso prefeito teve a sensibilidade de ver que não era digno viver numa casa sem telhado, sem porta, sem condições alguma de moradia. Foram momentos de muito sofrimento, mas isso é coisa do passado. Hoje, completou um ano exatamente que entregamos os títulos provisórios, regularizando a situação dessas casas. Agora, esses kits de material de construção vão melhorar ainda mais a vida de todos vocês. Isso é humanização”, declarou.

Em seu discurso, Gilberto Garcia agradeceu a parceria com o governo do Estado e destacou os investimentos em habitação de sua administração.

“Um governo só tem sentido se puder oferecer dignidade às pessoas. É isso que estamos fazendo. Vamos iniciar a construção do Condomínio do Idoso nessa mesma região. Em outras parcerias com o estado, assinamos a ordem de serviço para os lotes urbanizados que irão beneficiar mais 48 famílias e o Condomínio Dignidade, onde 8 famílias que vivem em situação de muita pobreza serão contempladas. Com o governo federal, são mais 128 unidades, na área do Instituto O Bom Menino, para atender as famílias mais humildes. Enfim, projetos como esses realizam o sonho da casa própria e, principalmente, proporcionam dignidade a nossa gente”, exalta o prefeito.