Com investimentos de quase 2 milhões de reais, convênio entre Município e Governo Federal promete elevar ainda mais o padrão do ensino municipal.

Para suprir a demanda por vagas em creches e na pré-escola, o Governo Municipal está construindo uma ampla e moderna estrutura que servirá de instalação de mais um Centro de Educação Infantil em Nova Andradina. O padrão arquitetônico é considerado um dos mais amplos e contemporâneos às diretrizes atuais estabelecidas no Plano Nacional de Educação, no tocante à educação infantil.

A obra do novo Ceinf, localizada na Avenida Alcides Menezes de Faria, ao lado da ESF (posto de saúde) da região do Irman Ribeiro, segue à sua fase de conclusão e, assim que concluída, a nova estrutura terá capacidade de atender mais de 200 crianças. O empreendimento, que já conta com sua estrutura coberta, com calçamento interno e externo, paredes rebocadas, realizados, conforme a programação da Secretaria Municipal de Infraestrutura, será entregue à Secretaria Municipal de Educação em 2019.

O projeto foi viabilizado junto ao Governo Federal por meio do programa Proinfância, e segue o belo projeto arquitetônico - Padrão 1, estabelecido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com recursos do Plano de Aceleração ao Crescimento, o PAC 2 do Governo Federal. O convênio celebrado junto ao MEC vai garantir o repasse no valor de R$ 1.927.868,97 à Prefeitura de Nova Andradina.

Segundo o prefeito de Nova Andradina Gilberto Garcia, a educação é pauta prioritária de seu governo. O chefe do Executivo Nova-Andradinense entende que o volume de recursos destinado a esse setor não é gasto, mas investimento, pois garante dignidade às crianças no presente, desenvolvimento humano e perspectivas de vida melhor para todos no futuro.

“Temos um compromisso de construir um ensino de qualidade, sobretudo, melhorar nossas creches, ampliar o número de vagas e garantir a todas as crianças o acesso à educação infantil”, disse Gilberto Garcia.

O secretário de Educação Fabio Zanata, elogiou a atuação do prefeito e destacou sua preocupação em atender a crescente procura por matrículas na educação infantil. “Estamos ansiosos pela conclusão da nova creche. Nosso trabalho segue as diretrizes do prefeito Gilberto Garcia, sempre preocupado em melhorar a estrutura da educação e ampliar o número de vagas nos Ceinfs. O projeto do Centro de Educação Infantil é o mais moderno da região e atenderá as famílias residentes nos bairros Irman Ribeiro, Alvorada e Capilé”, disse Fábio Zanata.

Desde 2017, por determinação do prefeito Gilberto Garcia, o núcleo de educação infantil da SEMEC, coordenado pela professora Irene Travensolo, executa um plano de expansão no número de vagas ofertadas na Rede Municipal, garantindo mais crianças matriculadas, tanto em creches, como na pré-escola, direito social que garante não somente a educação, como possibilita que mães possam trabalhar.

Em 2018, a Rede Municipal de Nova Andradina apresentou um recorde no número de matrículas na educação infantil, atendendo 100% da demanda por vagas na pré-escola. Entretanto, mesmo com o aumento de vagas nas creches, a SEMEC segue registrando forte demanda social, fator indicativo tanto do crescimento populacional do município, quanto pela crise econômica que assolou o país, forçando as famílias a migrarem do sistema privado para o público, inclusive a dispensa de babás, além da necessidade da mãe buscar o mercado de trabalho para melhorar a renda familiar.