As intervenções realizadas na UTR (Unidade de Triagem de Resíduos) foram custeadas com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

Na manhã desta segunda-feira (19), a prefeitura de Nova Andradina entregou oficialmente as obras de ampliação e demais melhorias na UTR (Unidade de Triagem de Resíduos) de Nova Andradina, gerenciada pelos trabalhadores da associação de catadores "Nova Limpa", que realizam a separação de recicláveis na UTR, localizada ao lado do Aterro Sanitário do município.

Acompanhado dos vereadores Wilson Almeida e João Dan, dos secretários municipais Hernandes Ortiz e Júlio César Castro Marques e de membros do CONDEMA, o prefeito entregou as melhorias aos trabalhadores da UTR e falou sobre a importância do trabalho realizado pelos catadores e gerenciadores dos recicláveis.

"Este trabalho aqui realizado existe em poucas cidades do Estado. Ao lado do nosso aterro sanitário, que mudou Nova Andradina de patamar em política de meio ambiente e saúde pública, a unidade de triagem é de fundamental importância para os catadores e gerenciadores dos recicláveis e para toda a comunidade", disse Gilberto em ato realizado na UTR.

As melhorias foram custeadas por recursos da municipalidade, do Fundo Municipal do Meio Ambiente, autorizado pelo CONDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente). Na ordem de R$193.946,68, os valores aplicados são oriundos de arrecadações de licenças e multas ambientais.

Foram realizadas melhorias na estrutura do barracão, como a colocação de placas metálicas de proteção lateral para abrigar materiais e trabalhadores do sol e da chuva, ampliação em 50 metros quadrados do barracão, instalação dos ventiladores, aumento do nível do contrapiso, reforma da rede elétrica, reposição de telhas danificadas em temporais, reforma de três banheiros, cozinha, bancada (pia), pintura externa.

O processamento de lixo permite a separação e a correta dos resíduos sólidos (recicláveis). A Unidade de Triagem consiste num conjunto de máquinas (esteira rolante, peneira, prensa, etc) facilitando aos trabalhadores associados da "Nova Limpa", a separação de resíduos.