Nesta semana, ruas do bairro São Vicente de Paulo, nas adjacências do campo do Perobão, além de vias próximas à praça Geraldo Mattos Lima e do Hospital Cassems receberam ações de recuperação da malha viária, reconstituindo pontos críticos, com remoção do pavimento comprometido pelo envelhecimento e trechos degradados pelas últimas ocorrências de chuva com registro pluviométrico recorde histórico para o período.
Conforme a Secretaria Municipal de Infraestrutura, ruas do Portal do Parque também já receberam recuperação e nova capa asfáltica, composta de massa quente, objeto de um contrato do Governo do Estado, publicado em Diário Oficial, pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) orçado em R$ 5,2 milhões.
Além de ruas e avenidas do Portal do Parque, as ações de recapeamento asfáltico implementada pelo governo estadual vão contemplar a região central e outros 6 bairros da cidade. Estes recursos do Governo do Estado foram pleiteados pelo prefeito Gilberto Garcia ainda no ano passado, quando Reinaldo Azambuja exercia a chefia do Executivo Estadual.
O revestimento asfáltico está sendo executado através da aplicação de CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente), que é uma massa asfáltica de maior resistência e durabilidade, geralmente utilizada em rodovias, diferentemente do material usado na pavimentação de pelo menos 80% das vias urbanas da cidade, feito apenas com tratamento superficial duplo, de vida útil reduzida, situação agravada por um sistema de drenagem pouco eficaz, potencializando a degradação a cada chuva com alto índice pluviométrico.