Construção do reator começa na próxima semana. Obra vai beneficiar os bairros Argemiro Ortega, Durval Andrade Filho, baixos da Vila Operária, entre outros.

Foto arquivo: Marinaldo Fernandes

A Fundação Nacional da Saúde (FUNASA) vai investir quase R$ 5 milhões em saneamento básico no município de Nova Andradina. A informação foi confirmada pelo superintendente Marco Antonio Santullo ao prefeito municipal José Gilberto Garcia.

Os investimentos serão aplicados na ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Nova Andradina. Segundo informações do setor de convênios, a Funasa liberou recursos da ordem de R$ 4.992.519,02. A contrapartida do governo do Estado é de pouco mais de R$ 6 mil.

O projeto vai beneficiar os bairros Argemiro Ortega, Bela Vista I e II, Durval Andrade Filho, Ulisses Pinheiro, Centro e Vila Operária e ainda prevê a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) existente em 40 litros por segundo, a construção de um reator, uma rede coletora com 16 mil metros, 1.721 ligações domiciliares e 1.404 metros de emissário.

O prefeito destacou a importância dos investimentos em saneamento na qualidade de vida da população e das parcerias, neste caso, entre governo municipal, estadual e Funasa.

“A nossa meta é nos tornar referência de atendimento com água tratada, coleta e tratamento de esgotos, pois município que investe em saneamento básico tem uma população mais saudável e menos vulnerável a doenças. Não tenho dúvidas que vamos chegar a este resultado com políticas públicas sérias e contínuas. Para isso, conto com o apoio da Funasa, que tem um quadro qualificado na condução dos recursos direcionados a esta finalidade, como também da Sanesul, que executa os serviços de saneamento”, pondera Gilberto Garcia.

Foto arquivo: Marinaldo Fernandes

Outros investimentos da Funasa em Nova Andradina

Além do aporte financeiro para atender as áreas urbanas, a Funasa disponibilizou mais R$ 3,8 milhões para serem aplicados na perfuração de poços artesianos nos assentamentos Teijin, Santa Olga e São João, localizados na área rural do município de Nova Andradina.

Vale destacar ainda o valor de R$ 1.358.000,00, liberados por meio da Funasa para a construção do aterro sanitário.