O prefeito Gilberto Garcia e o secretario Júlio Cesar Castro Marques (Infraestrutura) visitaram na manhã desta quinta-feira (6), as obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Nova Andradina e de construção de três novos empreendimentos na área habitacional que irão revitalizar e valorizar os bairros Argemiro Ortega e Durval Andrade Filho (conhecido como Morada do Sol), garantindo infraestrutura urbana e resolvendo um gargalo desta localidade.
A vistoria começou pelas obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Nova Andradina. Neste momento, está sendo construído o reator, o que significa que a obra está quase 40% concluída. Acompanhado pelo gerente regional da Sanesul, Jair Ribeiro, Garcia destacou a importância de expandir a rede de esgoto no município, levando maior qualidade de vida aos moradores.
A atual cobertura é de 30% das ruas e residências. Com os novos investimentos, até o final de 2019, a rede de esgotamento sanitário saltará para mais de 80% das vias urbanas.
Em seguida, Gilberto esteve no canteiro de obras do Residencial Sonho Grande, que está em andamento nesta região. A convite do diretor-presidente da Construtora Consvanm, Nelson Leal Leite, que é responsável pelo empreendimento, o gestor de Nova Andradina conheceu um modelo de loteamento diferenciado, que nasce numa área localizada entre os bairros Durval Andrade Filho e Bela Vista.
Trata-se de um loteamento particular, com 204 unidades, mas que atende ao interesse público. A partir deste investimento, o governo municipal conseguiu recursos com o governo do estado que ultrapassam a casa dos R$ 3 milhões que foram aplicados em obras de infraestrutura (água, drenagem e pavimentação) nesta região como a pavimentação das ruas Vicente Paro Dan, Sérgio Tibúrcio e Edson Gonçalves Dias.
Ao ver de perto uma unidade modelo já construída, Gilberto demonstrou sua satisfação e agradeceu ao empresário por apostar no potencial de desenvolvimento do município. “Temos um déficit de quase 3 mil residências em Nova Andradina. Construir casas somente com recursos próprios do governo municipal é impossível. Então, temos que buscar parcerias ou investidores que tenham ousadia e competência para tocar um projeto como este, subsidiado pelo governo federal pelo Minha Casa Minha Vida”.
Na ocasião, Gilberto ainda fiscalizou as obras do Condomínio do Idoso, dos lotes urbanizados e condomínio dignidade, que estão em andamento nessa região. Para ele, todos esses empreendimentos habitacionais e melhorias de infraestrutura darão qualidade urbanística, resolvendo um gargalo de muitos anos.
“A grande vantagem desses empreendimentos é que eles nascem em uma comunidade consolidada, com equipamentos de saúde e educação, comércio, atividade econômica. São projetos de caráter urbanístico e social, que irão valorizar os imóveis, transformar o aspecto visual dos bairros e melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram na região da Morada do Sol”, destacou o prefeito.