Prefeitura deverá entregar prédio escolar ampliado e com diversas adequações até o final de fevereiro; investimentos ultrapassam R$ 350 mil.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura comunicou ao prefeito Gilberto Garcia que as obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Brincando de Aprender, no bairro Durval Andrade Filho (Morada do Sol) deverão ser concluídas neste mês de fevereiro.

Em visita à Escola, o prefeito Gilberto Garcia esteve acompanhando os últimos detalhes das intervenções em execução na estrutura física da unidade escolar. Em sua companhia, o secretário municipal de Infraestrutura Julio Cesar Castro Marques apresentou todos os detalhes do projeto, custeio e prazos para sua execução, empreitada pela D. Martins de Lima Ltda, vencedora da licitação realizada ao final de 2021.

As adequações, 100% custeadas com recursos próprios do município, na ordem de R$ 354.194,13, vão garantir a ampliação de uma sala de aula, um novo refeitório, a construção de uma nova sala de aula, uma sala de leitura, sanitários masculino e feminino e revisões das partes elétrica e hidráulica.

A Escola Municipal Brincando de Aprender está sob a Direção da professora Minervina Monteiro Carvalho e coordenação da professora Lucimara Caccia Faverssiani, e oferece à comunidade o ensino desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, atendendo, num total de 320 alunos.

Mais investimentos em educação

Prioridade da administração, a educação é um dos setores que recebem maior investimento na gestão do prefeito Gilberto Garcia. Em 2023, mais 3 importantes escolas municipais estão recebendo melhorias que incluem a ampliação do número de salas de aula, reformas e diversas adequações das estruturas existentes.

A Escola Municipal "João de Lima Paes" está recebendo melhorias com recursos próprios da municipalidade. Já a "Luís Claudio Josué", de Nova Casa Verde, está sendo reformada e ampliada com recursos financeiros compartilhados entre Município de Nova Andradina e Estado de Mato Grosso do Sul.

A terceira escola que passa por obras é a "Moura Andrade", que por determinação do Corpo de Bombeiros, por questões de segurança dos alunos e trabalhadores em educação, sua estrutura de madeira teve de ser substituída por alvenaria.

A Escola "Antonio Joaquim de Moura Andrade" é a mais antiga do município e a proposta de tombamento como patrimônio histórico e cultural de sua antiga estrutura construída em madeira, passou por uma série de discussões entre agentes dos governos municipal e estadual, juntamente aos Conselhos que deliberam políticas de Cultura e Patrimônio Histórico local e estadual.

Ao esgotamento de estudos e debates, houve um entendimento majoritário dentre as partes envolvidas (Conselho Estadual de Patrimônio Histórico e Cultural e Secretaria de Estado de Educação) para a inviabilidade técnica e econômica, indeferindo o pedido de tombamento do prédio, orientando o município de Nova Andradina à busca de ações efetivas que ressignifiquem o valor histórico desta unidade escolar.