A manhã desta segunda-feira (4) foi marcada pela visitação às obras que estão em fase de execução no município de Nova Andradina.

João Cláudio

Durante toda a manhã desta segunda-feira (04) o Prefeito Gilberto Garcia esteve visitando obras em andamento em Nova Andradina. Ele estava acompanhado do vice-prefeito Nenão, secretário de infraestrutura Júlio Cesar Castro Marques e outros secretários municipais, presidente da Câmara, Amarelinho e os vereadores Ricardo Lima, Robertinho Pereira e a primeira dama e vereadora Joana Darc Bono Garcia.

João Cláudio

A primeira parada ocorreu na maior unidade hospitalar da região, o Hospital Regional, onde estão em construção um amplo complexo de atendimento de média e alta complexidade, que compreende a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCINCO), Centro de Diagnóstico de Imagem (CDI) e Banco de Leite.

Os investimentos vão totalizar mais de R$ 5,6 milhões, com recursos do governo federal e da Prefeitura de Nova Andradina visando, dentre outros benefícios, oferecer exames de ressonância magnética, raio X, tomografia computadorizada e ultrassonografia para os pacientes e usuários da saúde pública. As obras seguem em ritmo acelerado e tem previsão de entrega para meados de 2020.

João Cláudio

Em seguida, a comitiva vistoriou a nova unidade do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social, que irá ofertar serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS para 3500 famílias) e o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial, responsável pelo atendimento de pacientes com transtornos mentais, inclusive aqueles decorrentes do uso de crack, álcool ou outras drogas) ambos em construção na região do Argemiro Ortega.

João Cláudio

O secretário Júlio Cesar destacou o compromisso da Prefeitura em acompanhar de perto as obras e zelar pela celeridade. Confirmou ainda que sua pasta vem cumprindo as determinações do prefeito e todas as frentes de trabalho seguem o cronograma previsto.

“Estamos num período do crise e diminuição da arrecadação, mesmo assim nosso prefeito deliberou que fizéssemos mais com menos, mostrando eficiência e respeito ao contribuinte. Estas duas obras estão em fase de acabamento, com previsão de término para o mês de março. Somados os investimentos ultrapassam a marca de 1,28 milhão de reais”, completa o secretário.

João Cláudio

Durante o tour, as lideranças tiveram a oportunidade de visualizar o trabalho de drenagem e pavimentação asfáltica entre os bairros Cristo Rei e Argemiro Ortega, a instalação da rede de tubulação para recuperação da erosão causada pelo lançamento das águas pluviais na propriedade rural vizinha à região e a construção de uma lagoa de contenção, que irá receber toda a água captada pelas galerias.

Na ocasião, o prefeito Gilberto anunciou que estão em fase de licitação algumas outras obras importantes como a pavimentação da Boiadeira e Irmã Maria Rita Loureiro, bairro Campo Verde e o recape de pavimentos mais críticos.

“A preocupação é alinhar o andamento das obras de rede de esgoto da Sanesul com o recapeamento das ruas, para que os recursos sejam bem empregados e atendam às necessidades da população”, comenta o chefe do executivo municipal.

João Cláudio

A agenda de visitas também contemplou a creche do Irman Ribeiro, obra que está 80% concluída e esteve paralisada por mais de 6 meses. Esta semana, as obras foram retomadas, graças ao trabalho de articulação do prefeito Gilberto Garcia junto ao governo federal, que garantiu a liberação de recursos contingenciados.

A última visita da manhã foi feita ao Centro de Convenções, uma das estruturas mais emblemáticas e complexas, que se arrasta por mais de uma década. No local, a movimentação de trabalhadores era grande para cumprir as etapas de pintura interna do prédio, instalação de gesso e outros acabamentos.

“O bom gestor não é aquele que fica dentro do gabinete apenas dando ordens, mas aquele que vai à campo para orientar e fiscalizar. Temos à frente da Seminfra um secretário que está correspondendo as nossas expectativas e isso nos motiva: saber que as obras estão sendo executadas e a cidade poderá contar com uma infraestrutura de saúde, educação e construção civil digna de cidades de primeiro mundo. Este legado que fica é para o povo nova-andradinense”, encerra Gilberto Garcia.