Novas estruturas vão oferecer melhor qualidade no atendimento e acelerar política de castração animal.

No último sábado (17), o governo de Nova Andradina entregou mais uma importante obra à comunidade, com foco no controle de zoonoses. Em ato realizado no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), o prefeito Gilberto Garcia inaugurou o prédio do canil e o novo centro cirúrgico para atender cirurgias simples em animais domésticos, com foco nas castrações, como medida de controle da natalidade de animais errantes.

O ato de inauguração contou com a presença do vereador Arion Aislan e da vereadora Cida Valdez, dos secretários municipais Júlio César Castro Marques e Luiz Eduardo de Paula, do diretor do Hospital Regional Márcio Luiz Soares, do diretor de tributação Sérgio Maximiano, da coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses Joelma Correia, de agentes de endemia e servidores que atuam nos serviços e atividades desenvolvidos no CCZ. A inauguração também contou com a presença da primeira dama Joana Darc Bono Garcia e do presidente do Conselho Municipal de Saúde José Saraiva.

Em sua fala, Gilberto Garcia apontou a realização como uma de suas metas frente ao Governo Municipal, no tocante às políticas de saúde, entendendo, segundo ele, que a ampliação e a adequação do espaço, em especial, atende a comunidade que defende a dignidade animal, com o poder público ofertando meios para o tratamento e bem estar dos animais recolhidos em situação de doenças, maus tratos ou abandono.

Gilberto Garcia agradeceu as parcerias, desde o trabalho dos vereadores ao do apoio do deputado estadual Márcio Fernandes. Gilberto também destacou o serviço voluntário da comunidade no cuidado dos animais domésticos e o trabalho realizado pela equipe que atua no CCZ. "Acolher animais que estão nas ruas em situação de risco, doença ou em situação de abandono ou agressão, é tarefa da comunidade e, fundamentalmente, do poder público e aos poucos, vamos melhorando", falou o prefeito.

Em seu discurso, a responsável técnica e médica veterinária do CCZ Valesca Picoli, defendeu que as melhorias adotadas representam um grande avanço para Nova Andradina. "O CCZ do nosso município precisava dessa atenção. São 10 anos que trabalho aqui e quando cheguei, a área sequer era cercada. Essa ampliação da nossa estrutura, readequando o espaço já existente, vai nos possibilitar o aumento da qualidade dos nossos serviços. Esta ação deve ser reconhecida pois representa um grande avanço para a nossa cidade", discursou.

Melhorias inauguradas

A obra foi viabilizada com recursos próprios do município no valor de R$314.864,32 mil, sendo executada pela empresa PHC Engenharia Ltda. Para equipar o espaço, o deputado estadual Márcio Fernandes destinou emenda parlamentar de R$100 mil, com o objetivo, com foco nas campanhas de castrações animais.

A sede do CCZ recebe a implantação da uma sala de cirurgia e castração de animais; a construção do canil; diversas adequações da estrutura já existente, incluindo a reestruturação das instalações elétricas e hidráulicas, pintura, esgoto, além da reforma do depósito.