Sendo uma das prioridades da gestão do prefeito Gilberto Garcia, a política habitacional implementada pela Prefeitura de Nova Andradina é realizada em parceria com os Governos Federal e Estadual, sendo o Programa Lote Urbanizado, uma das frentes fundamentais para o enfrentamento do déficit de moradias no município.
Para a consolidação do “Lote Urbanizado” no Município, a prefeitura adquiriu lotes privados e, através da Agehnova (Agência de Habitação de Nova Andradina) os transformou em áreas institucionais de interesse social, destinando-as para a habitação, a exemplo do projeto do Condomínio Umbaracá, que vem recebendo infraestrutura e se concretizando com o início da construção de moradias do programa.
Neste mês de julho, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, a prefeitura iniciou a instalação de rede de energia elétrica para servir as construções das novas residências e o sistema de iluminação pública do Condomínio Umbaracá. O serviço de instalação da rede elétrica é empreitado pela empresa Stel – Sistemas Elétricos ao custo total de R$392.781,91, sendo estes, investimentos oriundos de recursos próprios da Prefeitura.
Como funciona o Lote Urbanizado?
O projeto Lote Urbanizado visa atender famílias com renda familiar de até R$ 4.685,00 e que não tenham sido beneficiados em nenhum Programa Habitacional Federal, Estadual e Municipal. O município participa com o terreno e a assistência técnica, já o Governo do Estado constrói a base da casa até a primeira fiada de tijolos e o cidadão dá continuidade na construção de sua moradia.
Para participar primeiramente o pretendente tem que realizar o cadastramento no sistema de inscrição da AGEHAB, e após passar pelo processo de seleção os mesmos serão chamados e deverão comprovar em documentos que possuem condições financeiras para adquirirem os tijolos e os cimentos até o respaldo. O prazo para a conclusão da moradia é de até 24 meses.