A prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, lançou consulta popular e quer da população a participação na formulação dos Planos de Mobilidade Urbana e de Transporte Coletivo Urbano do município.
Através do link: https://forms.gle/f6aKfhoYeZ4Z2NmH6, disponibilizado pela Secretaria de Infraestrutura, o Governo Municipal, apresenta um questionário solicitando informações socioeconômicas, sobre o cotidiano, bairro onde reside, locais em que trabalha, estuda e frequenta para atividades religiosas, de lazer, além do modo de locomoção, sobretudo a opinião sobre aspectos urbanos e situação da infraestrutura do município.
Por meio de processo licitatório, contratou a empresa "Gasini Mobilidade Urbana" para a realização de um mapeamento técnico completo da planta urbana de Nova Andradina para definir as ações do poder público no sentido de melhorar a vida na cidade através de um sistema padronizado de mobilidade, incluindo a implantação do transporte coletivo.
Com este objetivo, a Prefeitura de Nova Andradina lançou no início do mês de novembro os estudos técnicos, considerando os desafios apresentados para adequar a cidade contemplando a inclusão de cadeirantes, cegos, surdos, pessoas com dificuldade de locomoção, ciclistas, transporte coletivo, locais e horários para cargas e descargas de caminhões, trânsito de motocicletas e automóveis.
Para a construção dos Planos está estabelecido um cronograma onde serão realizadas reuniões setoriais e audiências públicas, pesquisas sobre comportamento e costumes das pessoas na circulação pela cidade, inventário físico da organização urbana, levantamento sobre normas locais, atualização de estudos, planos e projetos já existentes, cruzando as informações com realidades socioeconômicas.
Na segunda etapa da formulação dos Planos, serão organizadas as informações preliminares colhidas na primeira fase, apresentando um diagnóstico constando dados, indicadores e prognóstico. Já a etapa 3, consiste na elaboração de diretrizes e propostas que serão apresentadas em audiência pública, enquanto na etapa 4, última fase da construção do Plano, será apresentada a versão final, constando a previsão de investimentos e a minuta da Lei.