O mês de março foi e está sendo repleto de eventos preparados com amor e respeito a todas as mulheres.

O Conselho Municipal do Direito da Mulher, representado pela Coordenadora Arlethe Matos, abordou as ações que foram desenvolvidas em parceria com a Funac e com a Secretaria de Saúde.

Durante entrevista na Rádio Excelsior, no dia 07 de março, Arlethe explicou a importância do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher do município de Nova Andradina, estado do Mato Grosso do Sul, que foi criado pela Lei Municipal nº701/2008 em 19 de março de 2008 e é um órgão colegiado permanente, com a finalidade de orientar, implementar e contribuir com as Políticas Públicas relativas aos direitos da mulher, objetivando assegurar à população feminina o pleno exercício de sua cidadania.

Representando o PROMUSE (Programa da Mulher Segura), o Sargento Eduardo Guedes, explanou sobre o Programa de Proteção à Mulher, e sobre a quantidade de medidas.

“O Programa Mulher Segura (PROMUSE), é um programa da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, instituído por meio da Portaria PMMS nº 032/2018, que faz monitoramento e proteção das mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Trabalhamos com policiais militares devidamente capacitados que realizam policiamento orientado com objetivo de promover o enfrentamento à violência doméstica contra mulheres, por meio de ações de prevenção, visitas técnicas, conversas com vítimas, familiares e até mesmo com os agressores, fazendo os encaminhamentos pertinentes aos órgãos da rede municipal de atendimento à mulher em situação de violência” concluiu o sargento.

O PROMUSE possui três eixos orientadores:

• Ações e campanhas no âmbito da prevenção primária, em especial, ações educativas voltadas para prevenção à violência doméstica e familiar;

• Ações de prevenção secundária, com foco nas famílias em contexto de violência doméstica e familiar, por meio de policiamento ostensivo, fiscalizações das medidas protetivas e visitas solidárias;

• Articulação com os órgãos que compõem a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, bem como com entidades não-governamentais e sociedade civil.

Ao término da entrevista deixaram uma mensagem para sociedade, ressaltando que março é sim o Mês da Mulher, que mais do que receber flores, as mulheres querem ser respeitadas e lembrando que a campanha “Não é Não” deve ser respeitada em todos os outros dias.

No mesmo dia (07), aconteceu na Comunidade AABB, um momento com as mães das crianças e adolescentes atendidas no projeto, uma palestra da psicóloga Aline Nunes Ramos, com o tema “Vamos Juntas?”. Organizado pela AABB Comunidade, ainda teve um delicioso café e sorteio de brindes.

Já no Dia Internacional da Mulher (08), a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulher, juntamente com a secretária de Cidadania e Assistência Social, Delma Prado Cavalcante estiveram presentes nos CRAS Durval Andrade Filho em Nova Andradina e Nova Casa Verde, Irman Ribeiro e na Oficina dos Sonhos. Teve um momento especial, organizado por Esther de Souza Oliveira Ribeiro, mostrando a verdadeira importância em ser mulher, de conquistar o seu espaço.

Delma Prado Cavalcante, deixou sua mensagem de gratidão e de respeito a todas as mulheres. “Que está data seja uma oportunidade para celebrar todas as conquistas e vitórias das mulheres e para refletir sobre os desafios que ainda precisam ser enfrentados”, concluiu a Secretária.

Finalizando o dia, aconteceu a participação no projeto “Mulheres de Atitude Empodera Elas Artesanato”, em parceria com a Funac. As mulheres conseguiram expor seus artesanatos, além de participar de diversas palestras que aconteceram e puderam aproveitar o Espaço Mary Kay para dicas de beleza com a Consultora Gleiciane Fonseca.

“Essa parceria foi ótima para as mulheres, além de vender seus artesanatos, puderam divulgar seus trabalhos, aprenderam com as palestras e tiveram um momento único e especial somente para elas, garantindo assim um Dia da Beleza. Nem sempre somos capazes de enxergar toda força e potencial que temos. Nesses momentos, alguns estímulos podem ser necessários para dar uma turbinada na autoestima e nos fazer acreditar que sim, podemos muito”, explicou Arlethe Matos.

Em casos de violência doméstica não se cale denuncie disque 190 Polícias Militar

180 Disque Denuncias