Em ato realizado na Capital, a Sanesul anuncia o início das obras do programa “Avançar Cidades” do Governo Federal

O prefeito de Nova Andradina Gilberto Garcia, durante solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (20) em Campo Grande, assinou a liberação de recursos na ordem de R$ 18.127.709,52 para atender obras de saneamento básico em Nova Andradina, oriundos do Programa Avançar Cidades, lançado pelo Ministério das Cidades em convênio com a Caixa Econômica Federal, com a parceria do Governo do Estado.

O ato, realizado na sede da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja, que assinou a liberação de cerca de R$ 190 milhões que vão atender 16 municípios do Estado, e devem beneficiar quase 50 mil famílias. Do montante total, R$ 11 milhões são de contrapartida estadual, o restante é oriundo do Governo Federal.

Para o prefeito Gilberto Garcia, o aporte financeiro destinado à Nova Andradina levará o município a um padrão de primeiro mundo no quesito saneamento básico. O prefeito destacou um estudo da Organização Mundial de Saúde, a OMS, apontando que para cada real investido em esgotamento sanitário e tratamento do lixo, se economiza 4 reais nos gastos com saúde.

“Nosso município merece essa conquista. Desde o primeiro dia de minha gestão, trabalhei para que nossa cidade fosse inserida com prioridade máxima pela Sanesul, articulando desde Brasília, a destinação desses investimentos para nosso município. Esses 18 milhões de reais que serão aplicados em Nova Andradina vão garantir melhor qualidade de vida e representa o maior avanço em saneamento básico de toda a nossa história”, aponta o prefeito.

Já o governador Reinaldo Azambuja destacou o apoio do Ministro da Secretaria de Governo Carlos Marun, em destravar os recursos para o Estado e garantir que MS fosse o primeiro Estado da União a iniciar o programa ‘Avançar Cidades’. “Com o apoio decisivo do Ministro Marun, Mato Grosso do Sul poderá ser o primeiro Estado do país a ter 100% de rede de esgoto. No programa Avançar Cidades, somos o primeiro Estado da Federação a assinar os contratos para dar início às obras de expansão das redes de esgoto nos municípios”, disse Reinaldo Azambuja.

Ao comemorar a conquista, Gilberto Garcia anunciou que em até 60 dias a Sanesul já terá condições de iniciar as obras. A empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul licitará nos próximos dias a escolha das empresas que vão executar as obras. Em Nova Andradina, a atual cobertura em rede de esgoto atende aproximadamente 30% das ruas e residências, com os novos investimentos, a rede de esgotamento sanitário saltará para mais de 80% das vias urbanas.

Além da presença de prefeitos, deputados e do governador Reinaldo Azambuja, o ato contou com a participação do diretor-presidente da Sanseul, Luiz Rocha, do secretário estadual de infraestrutura, Helianey Paulo da Silva e do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Evandro Narciso Lima.