Iniciativa é uma parceria entre Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Nova Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde

A Prefeitura de Nova Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a corporação do Corpo de Bombeiros, realizou, no sábado, dia 24 de agosto, curso de primeiros socorros para 40 pessoas da comunidade do Distrito de Casa Verde.

O evento contou a presença do secretário da pasta, Arion Aislan e do comandante Major Pablo Diego Barros de Jesus. O objetivo da instrução foi capacitar as pessoas em noções básicas de primeiros socorros, possibilitando, dessa forma, que elas estejam preparadas para realizar atendimento inicial adequado em vítimas até a chegada de socorro especializado.

Os bombeiros militares ensinaram técnicas de desengasgamento, demonstraram como proceder em casos de queimadura, mostrou como controlar hemorragia e o que fazer em casos de convulsões ou perda de consciência.

O ponto alto da capacitação dos 40 participantes, que vão receber certificado, foi à demonstração prática, pelos bombeiros, de como proceder em casos de parada cardiorrespiratória utilizando manequim com monitor eletrônico.

Os participantes puderam, um a um, realizar compressões torácicas no boneco e, assim, saber se a massagem era feita de modo correto, tanto em relação à intensidade quanto à frequência.

Os instrutores foram o Cabo Elton, Cabo Márcio e Soldado Degobi, todos com especialização em curso de atendimento pré-hospitalar. O Corpo de Bombeiros Militar em Nova Andradina tem contribuído com a difusão de conhecimento nas áreas de primeiros socorros, incêndio e pânico, cidadania e valores sociais, entre outros. “Somos uma instituição que participa da formação educacional das pessoas, promovendo uma sociedade mais participativa, atuante e preparada”, disse Major Pablo.

O secretário Arion agradeceu a instituição militar pela parceria e disponibilidade em ajudar neste trabalho que pode salvar vidas. “O Corpo de Bombeiros tem "know-how para falar sobre essa temática de forma precisa e com uma linguagem acessível a todos. Foi uma experiência muito positiva”, declarou o titular da saúde.

Em Nova Andradina, este mesmo curso irá ocorrer no Espaço do Projeto Conviver, no dia 31 de agosto, às 8 horas. As inscrições estão sendo realizadas na Secretaria Municipal de Saúde, rua José Pereira Sobrinho nº 808, Bairro Santa Terezinha, das 07:00h as 11:00h e das 13:00 as 17:00h, com a Reina.

Com informações Corpo de Bombeiros Nova Andradina