Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Coordenada pelo Conselho e Secretaria de Saúde do município, etapa municipal foi realizada nesta quinta-feira (23), no Centro de Convenções.

Cb image default
Divulgação

Com o objetivo de avaliar e discutir as políticas de saúde do Município com a participação de profissionais de saúde, gestores e comunidade em geral, o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde e seu controle social, organizado no Conselho Municipal de Saúde, realizou a 9ª Conferência de Saúde do município de Nova Andradina.

O encontro envolveu a participação de centenas de pessoas durante toda a sua programação. Moradores do distrito de Nova Casa Verde e de assentamentos se juntaram aos munícipes da sede do município, dentre os quais, usuários do SUS, profissionais e prestadores de serviços em saúde, avaliaram o atual quadro do Sistema Único de Saúde, e propor novas ações e políticas públicas para o setor.

Cb image default
Divulgação

Presidida pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Saraiva, a plataforma de honra da solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Gilberto Garcia e sua esposa Joana Darc; do presidente da Câmara Leandro Fedossi; do secretário de Saúde Hernandes Ortiz; da secretária da Conferência, Renata Canto; da usuária e conselheira Aureni Alves; do palestrante Reinaldo Mendonça Costa, representante do Cosems (Conselhos dos Secretários Municipais de MS).

A plataforma de autoridades contou também com a presença da madrinha do evento, Dulce Moreira Canto, homenageada nas falas das autoridades e por depoimentos de profissionais de saúde, que em vídeo, testemunharam sua importância na construção do SUS em Nova Andradina, por suas décadas de dedicação e trabalho em prol do município e da região.

Os debates e grupos de trabalho contaram ainda com a participação de representantes de entidades beneficentes, de servidores municipais e estaduais que atuam na saúde pública pública, além de representantes do Hospital Regional, do Hospital Cassems, do Centro de Diagnóstico do Hospital do Amor e profissionais de saúde que atuam na rede privada.

Cb image default
Divulgação

Milene Marques, servidora da Secretaria Municipal de Saúde e relatora da Conferência, destacou a participação e a representatividade da sociedade nas discussões sobre o setor. "Nossa Conferência reuniu uma gama de atores que participam da sociedade como um todo, desde os usuários, que contribuem com seus impostos, aos profissionais que atuam na prestação de serviços. Realmente, uma oportunidade para toda população nova-andradinense contribuir com propostas possíveis de se executar, que atendam os anseios da nossa comunidade”, disse a relatora.

Com o tema "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a 9ª Conferência Municipal de Saúde debateu quatro eixos temáticos:

- O Brasil que temos - o Brasil que queremos;

- O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;

- Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia e;

- Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Após os debates, a mesa diretora das atividades, levou à plenária final as considerações, moções e propostas para a avaliação e aprovação dos participantes, tendo em vista a inclusão das mesmas no relatório final das atividades. Concluída as votações, foram escolhidos 16 delegados e delegadas para a 10ª Conferência Estadual de Saúde/MS, sendo 8 nomes de usuário do sistema, 4 nomes de gestores e 4 servidores do SUS.

Principais propostas

• Ampliar o número de unidades básicas de saúde no município;

• Implantar unidades de saúde nos assentamentos e/ou dispor de unidade móvel de atendimento;

• Adquirir unidade móvel odontológica para atendimento em área rural;

• Viabilizar a contratação de especialistas médicos;

• Implantar unidade de atendimento multiprofissional com enfoque em: clínica da criança, e ambulatório de saúde mental;

• Implantar transporte sanitário eletivo (Nova Andradina x Casa Verde).