Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Em encontro com gestantes, fisioterapeuta realizou treinamento respiratório e exercícios com intuito de promover o fortalecimento, relaxamento e alongamento muscular.

Cb image default
Divulgação

A Academia da Saúde promoveu o encontro de gestantes atendidas na rede de saúde pública de Nova Andradina e que já atingiram a 12ª semana de gestação, com o propósito ministrar orientações sobre postura, respiração e alongamento muscular para melhorar a qualidade de vida e a saúde da mulher e do bebê.

Segundo a fisioterapeuta Valéria Regina d´Alkmin, todas as atividades apresentadas podem ser realizadas pelas grávidas em sua própria casa de maneira a ser preparar para o trabalho do parto e pós-parto. “O objetivo principal é que as gestantes entendam que as dores na gestação são inevitáveis, mas existem maneiras de amenizar; as câimbras, a má circulação dos membros inferiores, o desconforto respiratório e como ganhar força muscular e condicionamento cardiorrespiratório”, declarou a profissional da Academia de Saúde.

Cb image default
Divulgação

Entre as ações propostas estão treinamento respiratório, exercícios com bolas suíças e sem bolas com o intuito de promover o fortalecimento, o relaxamento e o alongamento muscular. Aprenderam ainda a realizar a automassagem e a massagem de “Shantala” para o bebê e receberam uma apostila contendo orientações e dicas posturais, ergonômicas e demais temas relacionados a gestação.

Outra orientação importante diz respeito a importância dos exercícios do assoalho pélvico, para fortalecimento do períneo que evitará futuramente problemas da bexiga e útero. Conforme explica a enfermeira Mara Leiva, da ESF Central, “este trabalho em conjunto faz com que a mulher tenha uma melhor consciência corporal, tire suas dúvidas, sinta segura e tranquila e esteja preparada para o parto natural como para a cesárea, e entenda a importância quanto a higiene e cuidados com seu corpo e do bebê”.

Cb image default
Divulgação

A primeira-dama e madrinha do programa Bem Nascer, Joana Darc, acompanhou o encontro e relatou sobre a importância da gestante se cuidar e cuidar do bebê, trazendo para as mamães ansiosas palavras de confiança e conforto. Joana Darc também destacou o trabalho desenvolvido nas ESFs para prevenir a mortalidade materno-infantil e se colocou à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Serviço

Gestantes interessadas em participar de futuros encontros devem ter 12 semanas completas de gravidez, possuir atestado médico com liberação para atividade física e estar cadastrada em seu ESF, no Programa da Gestante.

Contato pelo telefone: 067 - 3441 8090, ou pessoalmente na Academia da Saúde situada na praça Antônio Frutuoso, na frente da Rodoviária e atrás da Biblioteca Municipal.