Foram realizados 79 exames clínicos na Unidade Móvel estacionada na avenida Joaquim de Moura Andrade durante toda a sexta-feira passada

William Gomes

Ação de Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Boca realizada na última sexta-feira (8), na avenida Joaquim de Moura Andrade resultou na realização de 79 exames clínicos e o encaminhamento de 13 casos para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Nova Andradina através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul (CRO-MS).

William Gomes

A população que passou pelo local recebeu também material educativo e orientações. Os exames clínicos odontológicos foram feitos por dentistas posicionados na unidade móvel e nas tendas de atendimento.

Além desta ação pontual, as unidades de Estratégia de Saúde da Família estarão desenvolvendo palestras educativas sobre a Prevenção do Câncer de Boca e atendimentos com foco no diagnóstico precoce durante todo mês de novembro.

Por meio do exame clínico é possível visualizar lesões suspeitas e diagnosticar o câncer na boca em fase inicial. “É um procedimento simples de observação e que não requer instrumentos especiais, podendo ser feito nas consultas odontológicas”, informa a coordenadora da saúde bucal no município, Melissa Araujo.

Cuide da sua saúde e previna o câncer na boca:

– Evitando o consumo excessivo de álcool;

– Evitando fazer uso excessivo de cachimbos e cigarros;

– Evitando exposição ao sol sem proteção;

– Evitando o uso de próteses desajustadas à sua boca;

– Tendo uma boa higiene bucal, escovando os dentes quatro vezes ao dia, de preferência após todas as refeições;

– Tendo um acompanhamento odontológico frequente;

– Manutenção de uma dieta saudável, rica em frutas e legumes;

– Realizando o autoexame da boca, procurando qualquer tipo de alteração como: feridas, inchaços ou manchas.

Diante de feridas nos lábios e na boca que não cicatrizam por mais de 15 dias, sangramentos sem causa conhecida, manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçada na boca procure sua unidade de saúde!