Uma ação estratégica entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital de Amor está levando a unidade móvel até o bairro Durval Andrade Filho (Morada do Sol), proporcionando à comunidade a oportunidade de realizar exames para a detecção precoce do câncer de mama e do colo de útero.
A carreta está posicionada na frente do Hospital Regional e ficará até sexta-feira, dia 8 de dezembro. Os atendimentos ocorrem no período das 7h30 às 15h30, proporcionando flexibilidade para as mulheres da comunidade e região.
Além de estimular a detecção precoce de condições de saúde, especialmente em relação ao câncer de mama e do colo do útero, a ação é uma estratégia para facilitar o acesso às usuárias, uma vez que o Hospital do Amor se encontra distante dessa região.
Moradora do bairro Bela Vista I, Patrícia da Silva, 35 anos, é um exemplo de comprometimento com a saúde preventiva ao aproveitar a oportunidade da unidade móvel. Logo cedo, ela compareceu à carreta para realizar seus exames de rotina.
"Fazer o exame preventivo todo ano é uma prática que mantenho desde os meus 20 anos. Não podemos correr o risco de negligenciar a saúde. Eu tinha planos de ir amanhã ao hospital, mas quando vi a carreta aqui no bairro, percebi que era a oportunidade perfeita", relata Patrícia.
A moradora destaca a importância da ação para a comunidade local. "Essa iniciativa é muito importante porque o hospital é muito distante, e ter a carreta aqui facilita muito o nosso acesso. A prevenção é essencial, e agradeço por termos esse serviço disponível mais perto de casa", completa Patrícia.
As mulheres interessadas em realizar exames de Mamografia e Papanicolau devem realizar o agendamento na Estratégia de Saúde da Família (ESF) de origem ou procurar diretamente a unidade móvel. Para isso, é necessário apresentar os documentos pessoais como RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.
Segundo a enfermeira responsável pela unidade móvel, Daniele Cristina de Almeida, mulheres entre 25 a 64 anos devem realizar o exame de Papanicolau, enquanto aquelas com idades entre 40 a 69 anos são incentivadas a realizar a mamografia.
A enfermeira destaca a importância da participação da comunidade. "A detecção precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. Estamos aqui para oferecer suporte e cuidado às mulheres, contribuindo para a promoção da saúde", afirma Daniele.