Os alimentos foram arrecadados durante as Olimpíadas do Nair - versão 2023, em uma das disputas foi agregada a Prova da Solidariedade que sempre esteve presente na Gincanapa (Gincana Estudantil da Escola Nair Palácio de Souza) evento tradicional, realizado há mais de 20 anos. As Olimpíadas do Nair tiveram início dia 02 de agosto e se estenderam até o dia 11 com a comemoração do dia do estudante. Este ano, a unidade escolar contemplou o Hospital Regional com a destinação de 90% dos alimentos arrecadados.
Segundo o diretor geral do FUNSAU, Marcio Soares, essa doação será muito importante para todos os pacientes internados. Marcio agradeceu a iniciativa da escola, através dos seus diretores Acácio Luiz Sampaio e Danielly Bernegozzi, professores, coordenadores e dos estudantes, registrando que atitudes dessa natureza reforçam a crença de que é possível mobilizar uma sociedade a fazer o bem ao próximo.
“Ficamos muito contentes com esse gesto dos alunos e de toda a escola Nair Palácio de Souza. Nosso hospital oferece mais de 20.000 mil refeições ao mês. Com esses alimentos, será possível uma grande economia” – relatou Marcio, explicando que os alimentos serão destinados às refeições dos pacientes e de seus acompanhantes.
A solidariedade é marca da Escola Profª Nair Palácio de Souza.
A Gincanapa (Gincana Estudantil da Escola Nair Palácio) já se tornou um evento tradicional e possui atividades culturais, recreativas e solidárias, oportunizando dias diferentes de muita festa, alegria e integração entre todos da escola: alunos, professores, equipe pedagógica e administrativa. E este ano foi agregada nas Olimpíadas do Nair, que teve seu início em 2022 e também é um marco para a unidade escolar e, se tudo der certo, também será um evento que perdurará por muitos anos.
Além do Hospital Regional, a Escola Estadual destinou alimentos ao Lar São José, a algumas famílias carentes do bairro e ao Hospital de Amor com os lacres de latinhas.
Um dos quesitos da Gincana é a “prova da solidariedade”. Para o diretor Acácio Luiz Sampaio, “tanto a Gincana quanto as Olimpíadas objetivam a integração de todos os alunos da escola e, em especial, com a comunidade externa, no caso, algumas instituições do município. Essas ações agregam valores solidários e desenvolvem competências socioemocionais e, além disso, podemos contribuir ajudando muitas pessoas”, explica o diretor.
A diretora-adjunta, prof. Danielly Bernegozzi Rueda, aponta que, “A Gincanapa sempre foi realizada pelo grêmio estudantil e neste ano foi agregada nas Olimpíadas do Nair, como uma das provas a serem cumpridas pelas equipes para culminar em um evento inesquecível, sempre pensando no poder de exercer e despertar em nossos estudantes o espírito da solidariedade, respeito e amor ao próximo. Atender ao Hospital Regional de Nova Andradina nos orgulha muito, pois sabemos que é lá que nossos estudantes, familiares e amigos serão atendidos. É como se fosse um ciclo, eu faço o bem, em troca recebo amor.”