Prefeitura está ampliando as dependências do Centro de Controle de Zoonoses para modernizar e melhorar a estrutura de atendimento aos animais

A Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Saúde, está ampliando a estrutura das dependências do Centro de Controle de Zoonoses para modernizar e melhorar a estrutura de atendimento médico-veterinário aos animais resgatados em situação de maus tratos ou acidentes.

No local, está em andamento a reforma do prédio do canil existente, construção de um novo canil com 7 baias (para cães em atendimento clínico), construção de calçada entre os prédios, até melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas, pintura geral e adequação de uma sala para cirurgias.

O novo espaço irá possibilitar a atuação de profissionais especializados em cirurgia em animais, permitindo o retorno das castrações e outros procedimentos, de modo a aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos.

“É mais uma ação do governo municipal, dentro do conceito de Saúde Única (animal, humana e do meio ambiente). Maus-tratos de animais domésticos consta como crime no Código Penal e esse espaço irá reabilitar os animais para que sejam adotados e tenham uma vida digna”, disse o secretário Sérgio Maximiano.

Além do investimento na melhoria da estrutura física predial do CCZ, o governo municipal também fez a aquisição de 1.000 microchips, que serão implantados na pele de cães e gatos para fins de identificação. A proposta é colocar o dispositivo em todos os animais que passarem pelo canil municipal. O chip conterá dados sobre o pet, como nome do proprietário, endereço e telefone.

”Essas informações, além de auxiliarem no censo demográfico de cada espécie, podem auxiliar a localizar proprietários ou responsáveis por cães e gatos perdidos ou roubados. A medida visa ainda coibir o abandono e auxiliar naquelas situações em que, por qualquer razão, o animal doméstico se encontra perdido”, completa o secretário.

Estrutura atual do CCZ

O Centro de Controle de Zoonoses abriga cães que foram abandonados ou sofreram maus tratos. Há muitos cães adultos prontos para serem adotados. Cachorros que se adaptam de forma tranquila a um novo lar.

São cerca de 35 animais adultos e 20 filhotes, dentre eles há casos especiais, de cães que precisam de atenção e cuidados específicos, como casos de alergias dermatológicas e de animais vítimas de atropelamento.