Grupos realizam nesta e na próxima semana suas confraternizações para encerrar as atividades de 2018

A Academia da Saúde Yasuhiro Suguita está encerrando a programação de atendimentos de fisioterapia, atividades físicas e caminhadas realizadas neste ano de 2018 na Praça Francisco Frutuoso Figueiredo, ao lado da Estação Rodoviária.

Nesta e na próxima semana, os usuários assistidos participam apenas da confraternização anual dos grupos de fisioterapia específicos de dores crônicas (problemas de coluna/joelho, fibromialgia e outras enfermidades que causam dores osteomusculares) como também voltados ao atendimento de depressivos e outros transtornos mentais, e os grupos de funcionários municipais, onde os servidores realizam exercícios de alongamentos e fortalecimento, apresentando resultados positivos quanto a diminuição das queixas dolorosas, ganho de força muscular, flexibilidade e mais disposição.

As confraternizações têm a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, que oferta frutas e suco natural. Cada participante, voluntariamente, oferece salgados e bolos. “Nesses encontros não faltam momentos de preces, declamações, depoimentos sobre os atendimentos e o tratamento que recebem. Esses relatos são importantes porque nos dá a dimensão deste trabalho para a saúde das pessoas”, declarou o secretário da pasta da saúde, Arion Aislan.

Serviço

A Academia da Saúde informa aos interessados em praticar atividades físicas que devem procurar a unidade munidos do CARTÃO SUS (Cartão Nacional de Saúde) para efetuar o cadastro.

Os atendimentos nos grupos da fisioterapia tem prazo de duração, sendo realizados somente mediante encaminhamento médico do SUS.

A Academia da Saúde “Yasuhiro Suguita” localiza-se na praça Francisco Frutuoso Figueiredo, entre a Biblioteca Municipal e o CEMID, atendendo no horário das 07:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00. Fone 3441-8090.

Venha participar você também!

Como é o funcionamento da Academia de Saúde

Diariamente acontece as caminhadas, a partir das 6 horas da manhã, sendo o público alvo são pessoas de qualquer idade que queiram melhorar a sua qualidade de vida, além de pacientes encaminhados pelas ESFs diagnosticados com diabetes, hipertensão arterial, triglicerídeos elevados, cardiopatas, obesos.

As atividades físicas são desenvolvidas pelo professor Pedro Trotta; já as caminhadas pela fisioterapeuta Valéria D´Alckimin. A clientela diária é composta por pacientes com transtornos mentais leves, diabéticos, hipertensos, obesos (para perda de peso), pós-AVC entre outros, tendo como objetivo principal a promoção da saúde e melhora na qualidade de vida.

Já o trabalho de fisioterapia de reabilitação é realizado pelas fisioterapeutas Valéria Regina d´Alkmin e Alessandra Alba Lopes Pfeifer. Os resultados que estão sendo alcançados são surpreendentes.

De acordo com Valéria, “muitos chegam tristes com grande dificuldade de movimentação, dores e, depois de alguns dias, é perceptível a melhoria na qualidade de vida diária dos pacientes, aumentando a autoestima e promovendo o equilíbrio psíquico/emocional”, relata a fisioterapeuta.

Fica como resultado de todos os trabalhos, alguns relatos dos usuários do setor: “Hoje somos uma família, pois diariamente nos encontramos em grupo e conversamos”;

Outro relato: ”não vejo o dia de vir na Academia para encontrar minhas amigas que muitos anos não via”;

“Sou depressiva e ficava só dentro de casa, nem conversava. Hoje minha vida mudou, não vejo o dia de ir para os exercícios e conversar”;

“Minha vida e minha saúde melhorou muito depois que iniciei os exercício”;

”Sarei das dores que eram contínuas mesmo tomando remédios”

“Percebo que depois das atividades físicas fico mais alegre, leve e hoje durmo sem tomar medicação para dormir”, e tantos outros.