Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Decreto estabelece normas de biossegurança contra a Covid-19, impõe restrições no funcionamento do comércio e toque de recolher

Cb image default
Divulgação

Após o governo de Mato Grosso do Sul publicar o Decreto Estadual 15.632, de 9 de março de 2021 a Prefeitura de Nova Andradina adotou integralmente todas as medidas impostas aos municípios para conter o avanço do contágio da Covid-19 em todo o estado. As novas medidas estão em vigência desde domingo (14).

As normas de biossegurança foram oficializadas através de um novo decreto municipal - 2.757, de 10 de março de 2021, e diz respeito ao horário de funcionamento dos estabelecimentos, restrição de circulação das pessoas (toque de recolher), regime especial de funcionamento das atividades e serviços e proibição de atividades e eventos em espaços públicos ou em espaços privados de acesso ao público ou de uso coletivo. 

Cb image default
Divulgação

Em virtude de dúvidas do setor comercial, nesta manhã de terça-feira (16), representantes da secretaria municipal de saúde, setor de fiscalização sanitária, Semusp, Acina e forças de segurança (PM, Policia Civil e Corpo de Bombeiros), se reuniram no Paço Municipal para dar todos os esclarecimentos quanto a atuação das instituições e horários de abertura/fechamento de estabelecimentos.

Conforme dispõe o decreto municipal, em consonância com o decreto estadual, os estabelecimentos comerciais podem funcionar de segunda a sexta-feira, das 5h às 20 horas.

Aos sábados e domingos, funcionamento até às 16 horas (lojas de roupas, calçados, eletrodomésticos). A exceção é para estabelecimentos comerciais das áreas de alimentos, bebidas e supermercados, que podem funcionar até às 20 horas – conforme item 1.17 do anexo do decreto estadual. Após este horário, podem funcionar apenas delivery de alimentos.

Nas praças públicas, não é permitida a permanência das pessoas no local. 

Cb image default
Divulgação

Fiscalização

Em atendimento aos decretos vigentes, no âmbito estadual e municipal, com relação ao toque de recolher imposto após às 20h, a Guarnição de Plantão do comando da Polícia Militar de Nova Andradina informa que realizou na noite de domingo (14) rondas para dirimir a população e o comércio noturno quanto à possíveis dúvidas com relação ao cumprimento das normas.

“De modo geral estava em consonância com às normas sanitárias vigente e não houveram intercorrências nesta data. Os decretos têm a duração de duas semanas, sendo necessária a manutenção da ordem pública no cumprimento do mesmo”, informa a nota.

Cb image default
Divulgação

No tocante ao Corpo de Bombeiros Militar de Nova Andradina, o tenente Fernandes, informou que a corporação realizará, nas três cidades da área de atuação operacional (Nova Andradina, Batayporã e Taquarussu), ações de enfrentamento ao novo coronavírus, entre elas se destacam: sanitização de locais públicos como praças, rodoviária, hospitais; fiscalização e orientação do horário do toque de recolher nas ruas das cidades; e fiscalização em comércios e estabelecimentos que funcionam durante o dia ou à noite com intuito de se verificar cumprimento das medidas sanitárias em vigor.

Já o governo municipal, através das secretarias de saúde, serviços públicos, procuradoria geral e fiscalização sanitária, atua de forma integrada com as forças de segurança na realização de ações de fiscalização e orientação realizadas nos estabelecimentos comerciais, praças públicas, festas e eventos particulares com a finalidade de averiguar o cumprimento dos protocolos de biossegurança da Covid-19.