Hospital suspende visitas e Secretaria Municipal de Saúde orienta população a buscar atendimento de menor risco nas unidades básicas

Em encontro conjunto realizado na noite desta quarta-feira (24), o secretário Municipal de Saúde Hernnades Ortiz e os diretores Geral e Clínico do Hospital Regional, Márcio Soares e Ygor Saraiva, discutiram medidas emergenciais para enfrentar problemas de superlotação hospitalar diante alertas de epidemias de H1N1 e Dengue, somadas aos casos de Covid que ainda persiste na região do Vale do Ivinhema.

Convidados pelo secretário municipal de Saúde, as autoridades do Hospital Regional fizeram juntos um chamamento à população através de vídeo divulgado nas redes sociais da Prefeitura, logo após a reunião.

Como medida, tendo em vista diminuir a circulação de pessoas no nosocômio, a direção do HR suspendeu visitas a pacientes até que a crise de epidemias esteja superada. Na oportunidade, o secretário de Saúde orienta população a procurar o Hospital Regional somente em caso de urgência e emergência; nos casos que requerem menor preocupação, Hernandes orienta o usuário a buscar o atendimento na Unidade de Saúde da Família de seu bairro e na ausência de médico, situação da ESF do Universitário, o cidadão deve procurar pelo Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Segundo o médico Ygor Saraiva, além do aumento pela procura do Pronto Socorro do HR, foi verificado nos últimos dias um aumento significativo nas urgências e emergências provocadas por acidentes. Ainda sobre o Hospital Regional, Ortiz comunicou que 100% dos leitos hospitalares estão ocupados.

Obras de ampliação do Regional serão retomadas

Na tarde desta quarta-feira (24), o secretário de Saúde de Nova Andradina comunicou em publicação feita em suas redes sociais, a retomada das obras de ampliação do Hospital Regional "Francisco Dantas Maniçoba". Ortiz destacou a retomada do Centro de Diagnóstico por Imagem com aparelhos de raio x e ressonância magnética. Junto a esta obra, a Secretaria Municipal de Saúde busca a conclusão da Unidade Semi-Intensiva, da UTI Neonatal e do Banco de Leite.

A expectativa do Governo Municipal é de iniciar ainda neste semestre a reforma geral das dependências do Hospital Regional, com ampliação de leitos e melhorias na recepção do Pronto Socorro.