Iniciativa do Centro Regional de Reabilitação ocorreu em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Centro Regional de Reabilitação (CRR), realizou uma Blitz Educativa preventiva e informativa para conscientizar a população sobre os acidentes de trânsito que podem resultar em deficiências, seja de forma permanente ou temporária. A ação foi realizada em alusão ao "Dia Internacional da Pessoa com Deficiência", celebrado em 3 de dezembro e instituído pela Organização das Nações Unidas em 1992.

A campanha aconteceu nos períodos matutino e vespertino, na Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, na última segunda-feira (4). Durante a blitz, foram distribuídos panfletos e realizada conscientização sobre os cuidados necessários no trânsito, uma vez que o elevado índice de acidentes contribui significativamente para o aumento de injúrias causadoras de deficiência, especialmente física.

Evelise Galiego, fisioterapeuta do Centro Regional de Reabilitação, ressaltou a importância da iniciativa. "Todos os participantes do trânsito, incluindo ciclistas e pedestres, estão suscetíveis a se envolverem em algum acidente. A calma e a disciplina ajudam a reduzir esses índices, consequentemente diminuindo o número de pacientes que precisam de reabilitação. Atendemos casos desde pequenas fraturas até amputações, e é essencial conscientizar para prevenir", afirmou.

Na mesma linha, o secretário de Saúde, Hernandes Ortiz, destacou a importância da conscientização contínua e do engajamento da comunidade para tornar o trânsito mais seguro. "Essa mobilização é fundamental para promover uma mudança efetiva no comportamento de todos os envolvidos no trânsito. O comprometimento de cada cidadão faz toda a diferença na construção de um trânsito mais responsável e seguro”, enfatizou.

As ações contaram com a participação de servidores do Centro Regional de Reabilitação e conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Polícia Militar do 8º Batalhão e o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DEMTRAN)..