Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Vacinação começa nesta segunda-feira, dia 23 de março, e segue até 23 de maio. O Dia D da campanha está programado para 9 de maio

Cb image default
Divulgação

Os idosos e os profissionais de saúde serão os primeiros públicos a serem vacinados pela Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza. A imunização começará em 23 de março. Todas as unidades de saúde (ESFs) estarão com a vacina disponível a partir desta data.

A antecipação da campanha é uma medida de proteção a esses públicos, em especial aos idosos, já que a vacina é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns, que dependendo da gravidade pode levar a óbito.

Outra preocupação é evitar que as pessoas acima de 60 anos, público mais vulnerável ao Coronavírus, precise fazer deslocamentos no período esperado de provável circulação do vírus, no país.

É importante destacar que a vacina não protege contra o novo coronavírus, mas, sim, contra tipos de influenza (como o H1N1). E justamente por isso pode ajudar no diagnóstico por eliminação dos profissionais de saúde com suspeita de Covid-19.

O segundo aspecto diz respeito ao fato de que o número de pessoas com síndromes gripais seria muito maior se não fosse promovida a campanha de vacinação, com muito mais pessoas ocupando leitos no sistema de saúde.

Etapas da Campanha de Vacinação contra influenza

A partir de 23 de março: idosos com mais de 60 anos ou trabalhadores de saúde podem tomar a vacina;

A partir de 16 de abril: é a vez dos professores e profissionais de segurança e de salvamento;

A partir de 9 de maio: crianças de seis meses a menores de seis anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós-parto, população indígena e portadores de condições especiais.

A Vigilância Epidemiológica ressalta que será respeitado o cronograma dos grupos, pois as doses da vacina virão em pequenas quantidades, sendo suficientes apenas para os grupos, em cada fase. Ao todo, será disponibilizada cerca de 15.000 doses, porém em quantidade fracionada.

Vacinação contra o sarampo

Juntamente com a imunização contra a Influenza, a Secretaria Municipal de Saúde irá efetuar a Vacinação INDISCRIMINADA contra o sarampo para pessoas de 20 a 49 anos.

Essa campanha ocorre a partir desta segunda (23/03) e vai até 30 de junho. O objetivo é fortalecer as ações contra o sarampo, interrompendo a circulação desse vírus no País e eliminando novamente a doença no Brasil.