Médicos e enfermeiros das unidades de saúde de Nova Andradina participaram, nesta sexta-feira (25), de uma capacitação focada em estratégias de prevenção ao HIV, hepatites virais e sífilis. Conduzida pela médica Danielle Penha Dassi, a formação abordou a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), com o objetivo de ampliar o conhecimento dos profissionais de saúde sobre medidas preventivas, além de reforçar a importância da orientação à população.
A profilaxia pós-exposição (PEP) consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de infecção por HIV, hepatites virais e sífilis após uma possível exposição ao vírus, como em casos de violência sexual, acidentes com material biológico ou relações sexuais desprotegidas.
A capacitação também abordou a Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PrEP), indicada para pessoas com maior risco de infecção, como aquelas que frequentemente deixam de usar preservativo, que fazem uso repetido de PEP, ou que têm histórico de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A PrEP é ofertada pelo Serviço de Atenção Especializada (SAE), localizado na Rua Arthur Costa e Silva, 871, no bairro Capilé, e exige um teste rápido de HIV negativo realizado até sete dias antes do início do tratamento.
Com a capacitação, a Secretaria Municipal de Saúde visa garantir que os profissionais estejam bem preparados para orientar a população sobre essas medidas de prevenção, fortalecendo a proteção da comunidade contra infecções virais.