Pacientes estavam na fila do SUS e receberam atendimento oftalmológico em Campo Grande

A Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), encaminhou na última quinzena do mês de junho, cerca de 50 pessoas com problemas de visão para serem atendidos pela Caravana da Saúde, em Campo Grande.

De acordo com o titular da pasta, Norberto Fabri, os encaminhamentos seguiram prioritariamente a fila de espera do sistema de regulação do estado. O transporte, apoio logístico e hospedagem foram organizados pelo município (SMS), sendo acompanhados pela técnica de enfermagem Shirley Zucão.

Há três anos sem enxergar muito bem, a aposentada Maria Aparecida Menezes Chaves, 65 anos, foi uma das beneficiadas pela Caravana. Ela conta que já não enxergava o olho das pessoas, tinha dificuldades para ler e fazer atividades corriqueiras, como limpar a sua casa. No dia 30 de junho, ela passou pelo procedimento cirúrgico.

“Eu estava na fila de espera há muito tempo, mas não tinha previsão para realizar a cirurgia de catarata. Eu só tenho que agradecer porque fui muito bem atendida. Os profissionais são muito atenciosos”, afirmou, em tom de agradecimento.

Em seguida, ela comentou sobre este período pós-operatório. “No dia 1 de agosto tenho retorno médico. Tem alguns cuidados que ainda tenho que tomar, mas eu sei o que fazer. Já cuidei da minha mãe com este mesmo problema, agora vou cuidar de mim”.

Ao todo, 42 pacientes do município foram submetidos a cirurgia de catarata e pterígio. Os demais passaram por outros procedimentos oftalmológicos para enxergar melhor.