Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Segundo Hernandes Ortiz, titular da Saúde, Nova Andradina já atendeu aproximadamente mil castrações gratuitas somente neste ano

Cb image default
Divulgação

Controlar a natalidade de cães e gatos, machos e fêmeas, é um grande desafio, especialmente para os médios e grandes centros urbanos. Esta tarefa se torna ainda maior para um município, como o de Nova Andradina, único no Vale do Ivinhema a contar com um Centro de Controle de Zoonoses em operação, que em muitos casos acaba atendendo munícipes da circunvizinhança.

Nesta quarta-feira (19), gratuitamente, 44 animais domésticos foram atendidos pelo "Castramóvel" do programa itinerante de castração promovido pelo Consórcio dos Municípios do Vale do Ivinhema (Codevale). A ação contou com a colaboração da médica veterinária do CCZ, Valesca Picoli, acompanhada pela diretora do Codevale, Daniele Cabriotti. 

Cb image default
Divulgação

Vistoriando a atividade, o secretário municipal de Saúde, Hernandes Ortiz destacou o trabalho desenvolvido e agradeceu os colaboradores. "Controlar a população animal é uma medida de saúde pública. Por isso, aqui estamos para enaltecer este trabalho realizado, gratuitamente, no atendimento a esta demanda tão urgente. Somente neste ano, já atendemos aproximadamente a marca de mil animais castrados", destacou.

O mutirão, realizado ontem no CCZ, atendeu cães e gatos cadastrados por seus tutores junto à Secretaria Municipal de Saúde desde o final do ano passado. Os animais ainda receberam microchips durante a castração que ficam armazenados os dados dos mesmos e dos tutores. À reportagem, os donos dos animais relataram o contentamento sobre a atividade desenvolvida com o objetivo de controlar a natalidade de animais urbanos.

Cb image default
Divulgação

Ana Tereza, beneficiada com a castração gratuita de seu pet, defendeu a iniciativa apontando que "a ação diminui a população de cães abandonados nas ruas", opinião compartilhada por Devanir Pereira, também moradora de Nova Andradina que destacou o papel social do programa. "Uma oportunidade para as pessoas mais carentes, que não tem recursos, de castrar seus animaizinhos", disse.