A determinação do prefeito Gilberto Garcia e a ação rápida da Secretaria Municipal de Saúde garantiram equipamentos essenciais para salvar vidas

João Cláudio

Neste momento em que o país se arma contra o coronavírus, Nova Andradina se coloca a frente da pandemia e adquire novos equipamento para melhorar a infraestrutura do Hospital Regional Francisco Dantas Maniçaba e salvar vidas.

Nesta segunda-feira (13), o governo municipal fez a entrega de seis novos respiradores que irão ampliar o número de leitos de UTI. As conquistas coroam um trabalho de planejamento e visão estratégica do prefeito Gilberto Garcia aliado a ação rápida e expertise dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

João Cláudio

Nas palavras do prefeito, o município só conseguiu esses ventiladores mecânicos porque se antecipou ao Ministério de Saúde na aquisição dos equipamentos.

“O Ministério de Saúde comprou toda a produção de respiradores do país. Mas nos antecipamos a isso. Fizemos a licitação com recursos próprios antes desta determinação do governo federal, por isso tivemos êxito. Fomos a única cidade de MS a reforçar os estoques de respiradores do hospital. Agora, podemos dizer que estamos numa guerra, prontos para enfrentar o inimigo. Esperamos não precisar desse dispositivo, mas se houver necessidade, nossa região pode contar com essas armas”, declarou Gilberto Garcia.

De acordo com o diretor geral do Hospital Regional, o investimento da Prefeitura de mais de R$ 200 mil em ventilares mecânicos, soma-se aos demais equipamentos existentes como respiradores, desfibriladores e demais componentes adquiridos para estruturar e ampliar a disponibilidade de leitos da UTI aos pacientes com dificuldades respiratórias.

João Cláudio

“São mais 8 leitos exclusivos para o enfrentamento a doença. Agradeço ao prefeito que foi sensível a demanda do hospital. Saímos hoje de 14 para 20 respiradores, além de toda equipe técnica formada por médicos, enfermeiras e outros profissionais. Mais de 50% de aumento neste tipo de aparelho, que pode salvar vidas”, comentou Norberto Fabri.

A direção do hospital já trabalha na montagem e instalação dos aparelhos. Dessa forma, o HR consolida-se como referência para 7 municípios da microrregião para as internações de pacientes com a Covid-19.

Respiradores

Nos casos graves, a Covid-19 pode provocar pneumonia, produzindo um processo inflamatório que atinge os pulmões, fazendo com que os pacientes percam a capacidade respiratória e, portanto, necessitando de suporte ventilatório. Assim, os respiradores, ou ventiladores, são fundamentais para tratar casos graves e gravíssimos da doença.

Foto Ilustrativa