Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Dentre outras iniciativas, Serviço de Assistência Especializada de Nova Andradina distribuiu cerca de 7.200 preservativos e coletou 54 testes rápidos

Cb image default
Divulgação

Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Assistência Especializada (SAE), realizou diversas ações referentes ao Dia Mundial do Combate à AIDS, como palestras, rodas de conversa e orientações. Além das atividades com foco educacional, foram coletados testes rápidos e distribuídos kits de preservativos masculinos.

As ESF Vila Beatriz, Centro, Irman Ribeiro e o Centro de Especialidades Médicas (CEM), ofertaram palestras ministradas pelo médico Albino Cassel, sobre prevenção contra a AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis (DST). Ainda sobre o tema, rodas de conversa foram promovidas pelos psicólogos Bárbara e Carlos Augusto aos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Cb image default
Divulgação

Segundo Vanessa Monteschio, enfermeira coordenadora do SAE, as ações tiveram um resultado positivo. “Nesse período de palestras, rodas de conversas e orientações, distribuímos cerca de 7.200 preservativos e coletamos 54 testes rápidos. O tema ainda é um tabu para a sociedade, então trabalhamos muito para finalmente quebrar esse estigma”, afirmou a profissional.

O Serviço de Assistência Especializada de Nova Andradina é referência da microrregião e atende pacientes de Batayporã, Anaurilândia, Taquarussu, Ivinhema, Angélica e Novo Horizonte do Sul. Segundo dados do órgão, o município conta hoje com 231 pacientes em acompanhamento e 16 novos casos de HIV foram diagnosticados em 2022.

A Secretaria Municipal de Saúde informa também que todas as ESF do município realizam a coleta de testes rápidos e possuem profissionais para orientar pacientes que desejam informações sobre a doença. Além disso, é possível obter kits de preservativos sem realizar agendamento.